Correio da Bahia

Câmara não se manifesta em ação contra reeleição

-

PRAZO EXPIROU A Câmara Municipal de Salvador perdeu o prazo e não apresentou manifestaç­ão na ação ajuizada pelo União Brasil no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a eleição da Mesa Diretora, que terminou com a reconducão do vereador Geraldo Júnior (MDB) à presidênci­a do Legislativ­o.

Na semana passada, o ministro Kassio Nunes Marques havia dado um prazo de cinco dias para que a Câmara se manifestas­se sobre o processo, o que não ocorreu. Nunes Marques também pediu parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procurador­ia-Geral da República (PGR), e ambas se manifestar­am contra a reeleição de Geraldo.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, recomendou ainda a realização de nova eleição para a Mesa Diretora do Legislativ­o da capital. O Advogado-Geral da União, Bruno Bianco

Leal, afirmou que a reeleição do emedebista fere a constituci­onalidade das legislaçõe­s aplicadas pela Corte em casos semelhante­s.

Nunes Marques determinou a urgência de forma que o processo possa ser submetido ao Plenário da Corte Suprema. Ele diz que há “risco irreparáve­l de manter-se situação de violação à Lei Maior (CPC, art. 300, caput)”. Agora, com as manifestaç­ões de AGU e PGR já feitas, a expectativ­a é que a ação vá ao Plenário da Corte Suprema.

A ação foi ajuizada pelo União Brasil no mês passado e pede a anulação da eleição que garantiu o terceiro mandato consecutiv­o de Geraldo como presidente da Câmara. O partido defende que a alteração na Lei Orgânica, que possibilit­a a recondução da Mesa Diretora em uma mesma legislatur­a, viola “princípios republican­o e do pluralismo político”.

 ?? DIVULGAÇÃO REGINALDO IPÊ/ CMS ?? A eleição garantiu o 3º mandato consecutiv­o de Geraldo Jr. na presidênci­a
DIVULGAÇÃO REGINALDO IPÊ/ CMS A eleição garantiu o 3º mandato consecutiv­o de Geraldo Jr. na presidênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil