Correio da Bahia

Bolsonaro rebate Lula e diz que ‘nunca vai ser preso’

-

DISCURSO O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ontem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca intimidá-lo ao afirmar que o atual mandatário perderá as eleições de outubro e será preso posteriorm­ente. “Em mais da metade do meu tempo, eu me viro contra processos. Até já falam que eu vou ser preso. Por Deus que está no céu, eu nunca vou ser preso. E não estou dando recado a ninguém”, disse em cerimônia de abertura da 36ª Edição da Apas Show, evento do setor de supermerca­dos em São Paulo.

No discurso, cheio de xingamento­s e palavrões, Bolsonaro fez menções ao ex-presidente: "Eu vi o ‘nine’ [referência aos 9 dedos de Lula] falando que eu vou perder a eleição e vou perder minha família. Está achando que vai me intimidar, pô? Dando recado". Mais cedo, ainda em Brasília em conversa com apoiadores, Bolsonaro também comentou sobre os recentes discursos de Lula. A declaração foi divulgada na conta de um dos assessores pessoais do presidente.

"Vi o discurso de Lula agora de prender minha família toda depois da eleição. Prender para quê? Qual é a acusação? Fake news? Essa é a acusação? Fake news é o que eles não gostam de ouvir, é a verdade deles", disse.

Aos empresário­s na capital de São Paulo, Bolsonaro voltou a questionar a auditagem

Mais da metade do meu tempo eu me viro contra processos. E até já falam que eu vou ser preso. Por Deus que está no céu, eu nunca serei preso. E não estou dando recado a ninguém Jair Bolsonaro

dos votos pela Justiça Eleitoral. "Ou nós decidimos no voto para valer, contabiliz­ado, auditado, ou a gente se entrega. E, se se entregar, vocês levarão 50 anos ou mais para voltar à situação que está hoje em dia. Não sou o fodão, não. Mas creio que já dei mais do que prova suficiente que tenho pulso firme para conduzir o destino do Brasil", afirmou.

No mesmo discurso, Bolsonaro voltou a minimizar a defesa de golpe militar - o que é inconstitu­cional - em manifestaç­ões pró-governo. "Entendo tudo isso como liberdade de expressão", declarou, chamando em seguida de "psicopata" e "imbecil" quem classifica os atos bolsonaris­tas como antidemocr­áticos por suas bandeiras. O chefe do Executivo ainda disse se sentir um "prisioneir­o sem tornozelei­ra eletrônica" no comando do país e descartou que um dia possa ser preso. Mantendo o clima de tensão institucio­nal, o presidente voltou a pedir que o Supremo Tribunal Federal não aprove o marco temporal e a ameaçar descumprir uma eventual decisão da Corte nesse sentido. "O que sobra pra mim se o Supremo aprovar isso? Eu tenho que pegar a chave na presidênci­a e entregar no Supremo, ou falar 'não vou cumprir'", repetiu.

Presidente da República

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil