Correio da Bahia

McDonald’s e Renault anunciam saída da Rússia

-

MERCADO A montadora francesa Renault e a cadeia de fast-food McDonald’s anunciaram ontem que estão de saída definitiva da Rússia. As decisões dão sequência à debandada de grandes grupos multinacio­nais do país após a invasão da Ucrânia.

A Renault aprovou acordo para vender 100% de suas ações das operações na Rússia para o governo da cidade de Moscou. Também foi autorizada a venda de sua participaç­ão de 67,69% na AvtoVAZ, maior fabricante de carros da Rússia, para a Nami, centro automotivo de pesquisa e desenvolvi­mento apoiado pelo governo russo.

O gigante americano McDonald’s também anunciou sua saída, três décadas após entrar na Rússia em 1990, como um símbolo do capitalism­o nos escombros da União Soviética, que se aproximava da dissolução (em dezembro de 1991).

A cadeia de restaurant­es calculou encargos entre US$ 1,2 bilhão e US$ 1,4 bilhão com os planos de desinvesti­mento. A rede venderá todas as filiais russas a um comprador local, mas manterá a posse da marca no país. Ou seja: os restaurant­es que serão comprados não poderão usar o nome, o logotipo, a marca ou oferecer produtos da McDonald’s Corporatio­n.

Atualmente, a empresa é gestora direta de 80% dos restaurant­es que levam seu nome na Rússia. O McDonald’s se compromete­u a continuar pagando os 62 mil empregados até o fim da transação. Em março, pouco após a invasão da Ucrânia, o McDonald’s fechou temporaria­mente as 850 lojas no país.

“O compromiss­o com nossos valores significa que não podemos mais manter os arcos brilhando lá”, disse o diretor-geral do grupo, Chris Kempczinsk­i.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil