Correio da Bahia

Mulheres tocam 45% dos pequenos negócios na Bahia

Estado conta atualmente com mais de 325 mil empreended­oras individuai­s (MEIs)

- Wendel de Novais* REPORTAGEM wendel.novais@redebahia.com.br *COM ORIENTAÇÃO DA CHEFE DE REPORTAGEM PERLA RIBEIRO

A forte presença das mulheres no empreended­orismo brasileiro, onde comandam 9 milhões de negócios, também se reflete na Bahia. Por aqui, dos 709.440 microempre­endedores individuai­s (MEI) registrado­s, 325.371 são mulheres, o que representa 45% das empresas oficializa­das do estado. Não à toa, a Federação do Comércio da Bahia (Fecomércio-Ba) e o Sebrae promovem, até hoje, no Centro de Convenções de Salvador, a primeira edição do Mulher.com, evento que reúne mais de 1,5 mil empreended­oras de todo o estado

Além de colocar em pauta o impacto feminino no mundo dos negócios, o evento abre espaço para discutir condições de trabalho apropriada­s para as empresária­s, como diz Rosângela Gonçalves, coordenado­ra estadual do programa Sebrae Delas. "Mesmo ocupando 46% dos negócios no Brasil, as mulheres têm as menores remuneraçõ­es e são as que ficam menos tempo dedicadas ao negócio por terem mais demandas. [...] O evento é para termos iniciativa­s que tragam um caminho mais confortáve­l e com equidade de oportunida­des para poder empreender", explica.

Ainda que diante de dificuldad­es como o chamado terceiro turno, quando geralmente resolvem demandas de casa, as mulheres estão ocupando os espaços no empreended­orismo. De acordo com o Sebrae, a maioria delas começa a empreender por necessidad­e. Nathurimar Lima, é um exemplo disso.

Emancipada aos 17 anos, começou a empreender há 21 anos para conseguir ter renda. "Eu tinha seis irmãos e o caminho que eu tive foi empreender ou trabalhar para alguém. Me tornei distribuid­ora de catálogos por dois anos e meio e, depois, virei empresária do segmento ótico. Tudo porque realmente precisava de uma forma para me manter", relata ela, que é proprietár­ia da Ótica Popular, presente em cinco municípios do sul da Bahia.

Dandara Brazil é professora de dança e trabalha com desenvolvi­mento humano. Em 2012, ela também encontrou no empreended­orismo a resposta para uma necessidad­e. "Eu trabalho com a dança e algumas práticas que incentivam o desenvolvi­mento criativo, lúdico e trazem inovação. [...] É um serviço que levo para empresas, organizaçõ­es e grupos que querem algo na área do desenvolvi­mento humano. O meu empreender

As mulheres têm as menores remuneraçõ­es e são as que ficam menos tempo dedicadas ao negócio Rosângela Gonçalves

surgiu da necessidad­e de encontrar um sentido para minha vida, me sentir realizada com o que faço e me sustentar", conta Dandara.

Seja por necessidad­e de criar uma renda ou por vocação, o mercado empreended­or baiano tem mulheres como líderes em quase metade do seus negócios. Segundo dados do Sebrae, de todos os atendiment­os feitos no estado em 2021, 52% foram para empresas conduzidas por mulheres.

Rosemma Maluf, coordenado­ra da câmara estadual da mulher empresária da Fecomércio-Ba, diz que o cenário é um avanço, mas é preciso instituir ações sensíveis à dificuldad­e que é empreender quando se é mulher. Isso porque, para ela, o mundo de negócios é um ambiente marcado por caracterís­ticas de uma estrutura patriarcal e machista.

"A mulher empreende em circunstân­cias diferentes com os desafios do terceiro turno, a família para cuidar e os preconceit­os dessa estru tura de empresas. Precisamos acelerar essa transforma­ção do ambiente de empreended­orismo com políticas públicas e dar todo o suporte para que essas mulheres prosperem e suas empresas tenham mais competivid­ade", diz.

Atenta a relevância do empreended­orismo feminino no mercado, Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador, compareceu ao evento e salientou o compromiss­o da gestão em projetar ações de apoio às empresária­s soteropoli­tanas. "Queremos, de fato, dar esse protagonis­mo às mulheres e condições pra que elas mostrem seu talento. Isso acontece em cima de vários programas. O CredSalvad­or, por exemplo, prioriza as mulheres, nós temos uma série de capacitaçõ­es nessa área e uma rede chamada Salvador Delas com muitos programas de empreended­orismo feminino", diz, ressaltand­o que programas do tipo estão no plano de governo.

Coordenado­ra do programa Sebrae Delas O meu empreender surgiu da necessidad­e de encontrar um sentido para minha vida Dandara Brazil

Professora de dança Queremos, de fato, dar esse protagonis­mo às mulheres e condições pra que elas mostrem seu talento Ana Paula Matos

Vice-prefeita de Salvador

 ?? MARINA SILVA ?? Fecomércio-BA e Sebrae promovem, em Salvador, evento para impulsiona­r o empreended­orismo feminino
MARINA SILVA Fecomércio-BA e Sebrae promovem, em Salvador, evento para impulsiona­r o empreended­orismo feminino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil