Correio da Bahia

Entre a tradição e a renovação

Prêmio Braskem homenageia o escritor Dias Gomes no ano em que volta ao presencial e ao TCA, mas celebra a inclusão do teatro virtual

- Vinicius Nascimento REPORTAGEM vinicius.nascimento@redebahia.com.br

A carga simbólica em torno do que acontecerá no palco do Teatro Castro Alves a partir das 20h de amanhã é grande. A 28ª edição do Prêmio Braskem de Teatro já é muito importante para as artes cênicas da Bahia, por ser um porto seguro para muitos artistas, que se viram seriamente desolados com a pandemia e ainda não enxergam perspectiv­as de segurança em seus trabalhos, mesmo com a retomada que já se iniciou.

Além disso, o evento ainda terá um espetáculo que homenageia o centenário do baiano Dias Gomes (1922- 1999), um dos maiores nomes da literatura, teatro e dramaturgi­a nacional. A montagem é dirigida por Gil Vicente Tavares. Tudo isso com a presença efetivamen­te presencial - com o perdão da redundânci­a-, tão importante para o teatro.

Gil Vicente promete uma premiação marcada pela trilha sonora com canções Chico Buarque, Toquinho, Vinícius de Moraes, Edu Lobo e Moraes Moreira, que foram compostas para peças e aberturas de novelas escritas por Dias Gomes.

“Essas músicas ainda estão no imaginário das pessoas, mas muitas vezes elas não sabem que as canções foram criadas originalme­nte para espetáculo­s de Dias Gomes. Então, com esse panorama da história dele, queremos reforçar a importânci­a desse baiano para a cultura brasileira, que vai muito além da dramaturgi­a”, explica Gil Vicente, que teve o apoio do diretor musical Luciano Salvador Bahia.

GIGANTE BAIANO

Gil Vicente conta que não é uma ideia nova querer homenagear Dias Gomes de maneira grandiosa. Ele, que nunca trabalhou com textos de Gomes, avalia que todo artista precisa trabalhar com alguns autores e o baiano é um deles.

“Dias Gomes se tornou alguém tão clássico que até se criou um distanciam­ento, parece

 ?? DIVULGAÇÃO ?? O musical NAU é um dos cinco espetáculo que concorre a Espetáculo Adulto na festa que acontece amanhã, no TCA, para convidados
DIVULGAÇÃO O musical NAU é um dos cinco espetáculo que concorre a Espetáculo Adulto na festa que acontece amanhã, no TCA, para convidados
 ?? NATHALIA MIRANDA/DIVULGAÇÃO ?? Histórias do Mundão está na disputa por Espetáculo Infantojuv­enil
NATHALIA MIRANDA/DIVULGAÇÃO Histórias do Mundão está na disputa por Espetáculo Infantojuv­enil
 ?? ACERVO GLOBO ?? Dias Gomes: textos marcantes e politizado­s
ACERVO GLOBO Dias Gomes: textos marcantes e politizado­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil