Correio da Bahia

Neto vence com 58% dos votos válidos, diz Dataqualy

-

PRIMEIRO TURNO Pesquisa Dataqualy publicada sexta-feira pelo site Política Livre aponta a vitória do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) neste domingo, com 58,2% dos votos válidos na corrida pelo governo do estado. O percentual atribuído a ele é 23 pontos acima do segundo colocado, o ex-secretário estadual da Educação Jerônimo Rodrigues (PT), que aparece com 35%. Na terceira colocação, aparece o ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), com 5,6%. Os demais somaram 1,2%.

No cenário estimulado, em que os entrevista­dos têm acesso à lista com todos os candidatos, ACM Neto foi citado por 49,1% dos eleitores. Já o petista obteve a preferênci­a de 29,6%, aproximada­mente 20 pontos a menos que o ex-prefeito da capital.

Bem abaixo, vem João Roma, com 4,7%. É o menor índice obtido pelo ex-ministro entre todas as pesquisas realizadas desde o início da corrida eleitoral. Ainda não se pode estabelece­r relação de causa e efeito, mas o percentual baixo do candidato do PL foi apontado no período posterior ao debate realizado na terça pela TV Bahia, que lhe rendeu ele uma onda de críticas pela dobradinha com Jerônimo.

No mesmo cenário, os demais candidato alcançaram, juntos, 1%. Brancos e nulos somaram 5,1%, enquanto 10,5% disseram não saber ainda em quem votar para governador ou não quiseram responder à pesquisa.

Já no cenário espontâneo, quando os entrevista­dos escolhem livremente sem ver a relação de nomes, ACM Neto mantém larga vantagem sobre os demais adversário­s, com 33,8% das menções, ante 18,3% de Jerônimo e 3,6% de João Roma. Outros nomes somaram 1,6%; brancos e nulos, 4,3%. No total, 38,4% dos entrevista­dos não souberam ou não respondera­m à pergunta.

Tanto no cenário de votos válidos quanto nas sondagens estimulada e espontânea, os números do Dataqualy estão em consonânci­a com os levantamen­tos publicados recentemen­te pelos dois instituto de maior respeitabi­lidade no mercado, Datafolha e Ipec (ex-Ibope), com variações dentro da margem de erro.

Em comum, as três pesquisas mostram, em plena reta final de campanha, um ambiente consolidad­o para que o ex-prefeito seja eleito governador no domingo, com percentuai­s que vão dos três ou oito pontos percentuai­s acima do limite mínimo necessário para liquidar a fatura do primeiro turno: 50% dos votos mais um.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 29 de setembro de maneira presencial e ouviu 2.027 pessoas em 94 municipios da Bahia. O levantamen­to tem margem de erro de 2,2% e nível de confiança de 95%. A consulta foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-05521/2022.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil