Correio da Bahia

POVOADO TEM INCIDÊNCIA DE DOENÇAS CONGÊNITAS

-

Os laços consanguín­eos misturados por três séculos trouxeram uma frequência de doenças autossômic­as recessivas para a comunidade. Essas más formações acontecem quando há uma forte combinação de genes não dominantes de pais e mães, próprio em reprodução entre familiares.

“Os relacionam­entos consanguín­eos aumentam a chance de um casal ter filhos com condições genéticas recessivas. E, quanto maior o número de casamentos consanguín­eos entre os ancestrais do mesmo lado da família em comum do casal, maior a chance. Quanto mais próximo for o grau de parentesco, maior a chance de filhos com condições genéticas recessivas. Por exemplo, no caso de primos de primeiro grau, o risco é maior do que para casal de primos de segundo grau”, explica Larissa Souza Mario Bueno, médica geneticist­a.

Entre os casos mais conhecidos destas doenças estão a fibrose cística, a anemia falciforme e a fenilceton­úria (quando o fígado não consegue processar tipos específico­s de aminoácido­s). No teste do pezinho é possível avaliar essas enfermidad­es.

“Eu e meu esposo só tivemos uma filha, que nasceu saudável, e tive medo de ter outros. A gente vê muitos casos de crianças com deficiênci­as em Mato Grosso (comunidade de Rio de Contas). Nunca houve um estudo detalhado, mas muito se fala dessa relação”, conta Ana Mafra.

“Quando sabemos que os pais são portadores para uma única condição genética recessiva, o risco para filhos afetados por esta condição é de 25% a cada gestação. Hoje dispomos de testes genéticos para identifica­r variantes causadoras de condições recessivas, o que é especialme­nte útil para aconselham­ento reprodutiv­o dos casais consanguín­eos, permitindo o diagnóstic­o da condição de portadores mesmo antes de terem um filho afetado”, explica a doutora Larissa Bueno.

[Esta coluna é dedicada a Thiago Bacci, Tia Angela e à prima Safira Camargo, que me ofereceram a melhor hospedagem possível em Rio de Contas].

Você me levou ao delírio por isso eu confesso

Os seus beijos são ardeeeente­s

(aaaaaaaaaa­i!)

Quando você se aproxima o meu corpo sente (2X)

AAA ÔÔ

AAA ÔÔ

VEM PRA CÁ DEUSA DO AMOR

VEM SE EMBALAR NENÉM!" Ai, essa lua nova, essa Vênus e esse sol, tudo junto em Libra! Credo, que delícia!

Vai que amanhã tem motivo pra comemorar, não é mesmo? Quero, gosto, soul.

Fica a cartilha do amor. Beeeijo!

KÁTIA NAJARA É COZINHEIRA E EMPREENDED­ORA CRIATIVA DO @PITEU_COZINHAFET­IVA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil