Correio da Bahia

Vou festejar!

-

Celebrar é preciso. Da brisa de mar entrando pelas ventas, até a morte arrebentan­do em tormentas, celebrar é preciso.

Quando o meu irmão morreu, por exemplo, eu sabia que ele não ia curtir esse esquema de choro e vela. Não era pra ele, que sempre foi a última gargalhada de toda festa. Depois da cerimônia fúnebre, abri as janelas do seu apartament­o na Pompéia com vista pro metrô Madalena (seu lugar no mundo), fiz a comida de que gostava, enchi a casa com a sua música (que tanto norteou as minhas escolhas e visão de mundo), e chamei os seus melhores amigos para comer, beber, viver e brindar à sua memória, e no fim levarem o que quisessem dos seus livros, discos, objetos e vestes como lembrança - uma forma de espalhalá-lo por aí. Foi a festa mais bonita que eu já fiz, e ele certamente estava lá, bem feliz.

Mas qual o plano aqui? Dicas marotas pra celebrar em casa, sem frescura, zero estresse, sem gastar um rim, pero sin perder la ternura jamás.

COMECE PELA INTENÇÃO, celebre com o coração, e portanto sem ostentação - a não ser, é claro, que seja sem querer, afinal você não tem culpa de ser rica e querer oferecer às pessoas que ama um bobó de filé de camarão rosa 8/10 com Espumante Cava Freixenet, no mínimo. Acho digníssimo, mas no centro da mesa, que fique claro, o coração, senão não vale.

DIVIRTA-SE! Porque se for para dar dor de cabeça, cansaço, e treta dentro de casa, o coração aqui de cima entristece, e festa é alegria, tá lembrada?

Só para garantir um quinhão da sua própria festa comece sozinha de véspera. Vá tomar um banho de mar e compre umas palmas de Santa Rita na volta. Abra um vinho muito ensimesmad­a em si mesma e na intenção que elegeu para a festa; coloque Gal pra cantar Caymmi, afaste os móveis e teste a pixta; abra as gavetas e cristaleir­as e escolha as melhores toalhas e talheres e louças, invocando as avós e mães e tias. E já deixa a mesa posta amanhã você só troca a água de Santa Rita das causas impossívei­s e higieniza a louça com álcool 70%.

NÃO CAIA NA BESTEIRA DE COZINHAR TUDO que você vai pifar, vai por mim! Faça só o prato principal, aquela especialid­ade sua. Ou não! Não faça nada! Contrate uma cozinheira (vai

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil