Correio da Bahia

Após incêndio, TCA também adia eventos de fevereiro

-

SALA PRINCIPAL A Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult) anunciou, ontem, o adiamento dos eventos agendados para a Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA) durante todo o mês de fevereiro. A decisão foi tomada durante uma reunião do Grupo de Trabalho criado para estudar a reparação dos danos sofridos pelo equipament­o cultural após o incêndio no telhado anteontem.

Foram adiados, assim, o espetáculo “O Balé que Você Não Vê”, do Balé Folclórico da Bahia, que ocorreria nos dias 3 e 4 de fevereiro; a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor Gilberto Gil, pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba), que ocorreria em 7 de fevereiro; e o espetáculo “Baile Concerto”, da Orquestra Sinfônica da Bahia, em homenagem a Gal Costa e que ocorreria nos dias 11 e 12 de fevereiro. Ainda não há novas datas para as apresentaç­ões.

Já estavam adiados o show da cantora Adriana Calcanhott­o, que ocorreria ontem, na Sala Principal; as sessões da peça “Koanza: do Senegal ao Curuzu”, que seria neste final de semana, na Sala do Coro; e o projeto Domingo no TCA, marcado para o dia 29, na Sala Principal.

A Sala do Coro aguardará definição do parecer técnico para determinar se poderá funcionar normalment­e em fevereiro. Já a Concha Acústica, por não ter sido afetada, funciona normalment­e, mas, sem agenda prevista para fevereiro, a Concha deverá receber seu próximo evento apenas no dia 5 de março.

O público terá o reembolso dos ingressos adquiridos para os eventos que serão adiados. O TCA informou que as pessoas receberão orientaçõe­s diretas sobre o assunto.

Em laudo, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) apontou que a provável motivação do incêndio no teto do teatro foi provocada por fontes de ignição interna a serem ainda determinad­as por perícia do Departamen­to de Polícia Técnica (DPT).

A casa de espetáculo­s foi atingida por chamas na cobertura em área acima do forro do último pavimento. Elas ficaram restritas a esta área sobre o forro, devido a ação dos sprinklers do sistema de segurança contra fogo e da brigada interna. Mas, além do teto, durante a contenção das chamas, o forro também foi danificado.

A Defesa Civil notificou a diretoria do teatro a promover

Entre as atividades adiadas estão uma apresentaç­ão de balé e o título de honoris causa a Gil a recuperaçã­o do imóvel, mediante supervisão de profission­al habilitado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e Conselho de Arquitetur­a e Urbanismo, e o registro do incêndio na delegacia.

Os próximos passos serão a conclusão da perícia, a avaliação da estrutura pela Defesa Civil, a avaliação do Ipac e do Iphan, por se tratar de um equipament­o tombado, e o dimensiona­mento da obra e orçamento pela Conder.

 ?? ??
 ?? AGECOM/ GOVBA ?? Técnicos durante vistoria na Sala Principal; ela ficará fechada
AGECOM/ GOVBA Técnicos durante vistoria na Sala Principal; ela ficará fechada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil