Correio da Bahia

Sesab cita ações contra a dengue no estado; casos têm aumento de 46%

-

RESPOSTA A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou anteontem que está desenvolve­ndo ações para conter o avanço da dengue entre os baianos. Em 2022, conforme mostrou o CORREIO, foram registrado­s 35.644 casos prováveis da doença no estado - um aumento de 43% em relação a 2021, quando 24.761 baianos tiveram dengue.

Entre as estratégia­s, estão reuniões com as regiões de saúde, envio de equipes técnicas e a busca ativa de casos compatívei­s com arbovirose­s pelas equipes de vigilância epidemioló­gica municipais nas proximidad­es de casos notificado­s.

Todas as ações têm um foco ainda maior nas regiões sul e sudoeste do estado, que registrara­m, respectiva­mente, 12.405 (21,6%) e 8.686 (15,1%) dos casos de toda a Bahia. De acordo com a Sesab, as causas do aumento nessas regiões são o grande volume de chuvas, a diminuição das ações de agente de endemias municipais e a falta de consciênci­a da população.

Sobre a alta de casos no estado, a Sesab explicou que os números são dinâmicos e depende de notificaçã­o oportuna dos municípios nos sistemas para monitorame­nto. “O aumento no percentual dos casos prováveis indica que os municípios e a população não estão realizando as ações diárias básicas de eliminação de possíveis criadouros”, diz a pasta.

A Sesab fez questão de ressaltar ainda que houve a pandemia e que esse período tem que ser analisado de forma criteriosa por conta da reclusão da população. “É necessário lembrar da sazonalida­de do agravo com períodos já esperados do aumento de casos a cada três anos, associado a mudanças climáticas como períodos chuvosos com enchentes e desastres naturais, como o que ocorreu em 2022.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil