Correio da Bahia

VOCÊ VOTA NA MELHOR MÚSICA

- GABRIEL MOURA

O Carnaval volta – oficialmen­te – este ano, e o Troféu Correio Folia não podia ficar de fora. Após homenagear os artistas nos anos em que o trio elétrico ficou na garagem, a premiação chega a sua terceira edição em 2023 para consagrar, via votação popular, a música da festa.

Os votos são computados através de uma enquete disponível no site correio24h­oras.com.br. O público pode registrar sua preferênci­a, quantas vezes quiser, em uma das 30 candidatas selecionad­as com curadoria assinada pelo jornalista do CORREIO, referência quando o assunto é Carnaval de Salvador, Osmar ‘Marrom’ Martins.

“A gente sempre teve esse negócio do hit mais tocado na folia, mas depois que Márcio Victor criou o ‘mantra’ da música do Carnaval, criou-se essa expectativ­a de qual seria a escolhida. E a escolha é muito difícil, ainda mais se tratando da Bahia, onde todo mundo é artista. Se for colocar todas, não tem lista que caiba. Por isso, fazemos uma pesquisa para sabermos o que toca mais nas rádios e Spotify. Muita gente fica de fora, reclama, mas é parte do show. O mais importante é que todo mundo quer ganhar o prêmio”, explica Marrom.

A votação já está aberta e vai até o dia 21 de fevereiro. O troféu deve ser entregue ao vencedor ou vencedora na Quarta-feira de Cinzas.

Essa é a terceira edição do Correio Folia. Em 2021, a vencedora foi Ivete Sangalo com ‘Tá solteira, mas não tá sozinha’; enquanto em 2022 o prêmio ficou com Tierry e a música ‘Cabeça branca’. Em ambos os anos, a participaç­ão popular foi massiva, reunindo, por exemplo, mais de 200 mil votos na última edição.

A escolha é muito difícil, ainda mais tratando-se da Bahia, onde todo mundo é artista. Se for colocar todas, não tem lista que caiba Osmar ‘Marrom’ Martins, que foi responsáve­l pela curadoria

“O troféu é uma celebração e um reconhecim­ento para quem faz música. Os artistas se esforçam todos os anos para trazer novas canções, ritmos e coreografi­as, e o troféu nasce para brindar esse talento. E é um projeto muito bacana do jornal, pois a gente tem muita audiência, é público recorde. Então, transforma-se numa forma de nos conectar com os nossos leitores”, celebra a editora-chefe do CORREIO, Linda Bezerra.

Uma novidade: neste ano o troféu deixará de ser simbólico e ganhará forma nas mãos do artista visual Menelaw, responsáve­l pela confecção do artefato. A taça, ou melhor, obra de arte, será feita com madeira de demolição e terá 60 cm de altura.

“O troféu-escultura será muito colorido, abordando a cidade da música e das cortes. Vou misturar desenho com formas, usando tinta fluorescen­te. As referência­s estarão lá: guitarra baiana, o microfone, além das minhas lembranças dos meus carnavais de infância em Plataforma. Não será apenas um troféu qualquer, feito de plástico. Será uma obra de arte que o artista vencedor vai se identifica­r e deixar em um lugar especial da casa”, vislumbra. O CORREIO FOLIA TEM PATROCÍNIO DA CLÍNICA DELFIN E APOIO DA JOTAGÊ E AJL

LEIA MAIS SOBRE O CARNAVAL NAS PÁGINAS 12 E 13

 ?? DIVULGAÇÃO ?? 4
DIVULGAÇÃO 4
 ?? DIVULGAÇÃO ?? 5
DIVULGAÇÃO 5

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil