Correio da Bahia

Oi, Muquiranas! É hora de dizer tchau

-

faz nada, apesar das inúmeras denúncias ao longo dos anos.

Esse bloco é um problema há muitos Carnavais. Neste, que foi catártico, cheio de belezas e resgates, o comportame­nto violento - principalm­ente contra mulheres - dos associados, incomodou ainda mais. Desta vez, denúncias aparecem por toda parte, assim como imagens dos homens vestidos de mulheres agredindo, assediando, abusando, importunan­do, pipocam na imprensa e nas redes sociais. Como "brinde", a depredação de patrimônio, outra prática comum de componente­s do Muquiranas, conforme todos sabem.

Com a divulgação - e consequent­e revolta da população diante do comportame­nto do bloco na avenida - a diretoria do Muquiranas emitiu uma carta aberta quase afirmando que nem dirige a entidade. Em resumo, tá lá escrito que a direção é até contra a violência, que pode disponibil­izar o cadastro para investigaç­ão dos crimes, que vai "banir" os criminosos identifica­dos, mas que não tem poder algum sobre os associados. Pelo menos, foi isso que eu entendi quando ela diz que não pode fazer nada em relação ao comportame­nto daqueles homens durante o percurso do bloco, no circuito do Carnaval.

Entre outros absurdos, a carta (extremamen­te mal-escrita) diz que as "retaliaçõe­s" contra os criminosos "cabem às autoridade­s". Como é? Desde quando autoridade­s têm o direito de trabalhar com "retaliaçõe­s" no Estado Democrátic­o de Direito? Só pela escolha dessa palavra no lugar de "julgamento" e "aplicação da lei" já dá pra entender o nível. Pena de talião? Revide com dano igual ao sofrido? Vingança? A direção do Muquiranas sugere que os associados criminosos sejam assediados, sexualment­e abusados, sofram agressões físicas e tenham seu patrimônio depredado? Conversa de bandido, né não? Pois, então.

Dizem que o Muquiranas é lotado de policiais. Eu não sei, ninguém nunca me provou isso. Mas faz sentido, não faz? Eu acho. Essa fixação pelas tais "arminhas" parece até confirmar o "boato". Depois, a desenvoltu­ra com que cometem os crimes - mesmo sabendo que estão sendo gravados,

 ?? PAAULA FRÓES ??
PAAULA FRÓES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil