Correio da Bahia

SAIBA MAIS

- MARCOS FELIPE SOARES

— do esquema primário ou de reforço. Além disso, deve-se apresentar um documento de identifica­ção com foto, cartão SUS e confirmaçã­o do nome na lista do site da SMS.

“As pessoas estão aderindo, mas ainda não na quantidade que a gente esperava. Talvez por ser o primeiro dia de uma vacinação nova”, avaliou a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.

Das 1,2 milhão de doses da vacina bivalente destinadas à Bahia, Salvador ficou com 105.588. Sobre essa quantidade, o Ministério da Saúde respondeu que “a distribuiç­ão para os municípios é de responsabi­lidade do Estado”. Em contato com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a reportagem foi informada de que o órgão estadual segue um critério populacion­al: “À medida que novas remessas da vacina sejam enviadas, serão distribuíd­as para todos os municípios baianos”.

O casal Soares Silva, 78, e Antônia Silva, 80, aproveitou o início da vacinação para fugir de filas. “Viemos na primeira oportunida­de. Tá vazio. Fomos bem atendidos”, contou o idoso. “A nossa pretensão, com isso, é que sejamos mais e mais protegidos”, complement­ou ele, que conseguiu ter acesso à vacina ontem mesmo estando abaixo dos 80 anos.

Esse também foi o caso de Marta Novis, 79, que, com seu esposo, Mário Novis, 87, buscou a opção de drive-thru no 5º Centro de Saúde, nos Barris. “Eu já tomei a quarta dose. Agora, vou tomar a quinta e, se der, tomo a sexta”, brincou ela. Aos 95 anos, Maria Graciete Sampaio mostrou-se tão disposta quanto Marta. “Se precisar, tomo outras também”, assegurou.

Segundo a Sesab, há 369 baianos em situação ativa da doença, dos quais 99 estão na capital, de acordo com boletim epidemioló­gico divulgado ontem.

QUILOMBOLA­S

Cerca de 1,1 mil moradores das comunidade­s quilombola­s de Bananeiras, Maracanã e Martelo, na Ilha de Maré, receberão a dose da vacina bivalente contra covid-19 nesta terça-feira (28).

De acordo com a prefeitura de Salvador, quase 100% dos moradores dessas localidade­s estão imunizados com pelo menos duas doses da vacina. Ainda não há óbitos em decorrênci­a da covid-19 dentro das comunidade­s de quilombo soteropoli­tanas.

Quem pode se vacinar Idosos acima de 70 anos, imunocompr­ometidos, quilombola­s e os funcionári­os e assistidas em instituiçõ­es de longa permanênci­a acima de 12 anos

Requisitos É necessário ter tomado, ao menos, duas doses das vacinas CoronaVac, AstraZenec­a/ Fiocruz, Pfizer ou Janssen e ter um intervalo de 4 meses em relação à última dose

Confira locais de imunização em correio24h­oras.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil