Correio da Bahia

Conheça as regras do Imposto de Renda 2023

Prazo de envio começa dia 15 de março e processo traz novidades e simplifica­ções

- Da Redação REPORTAGEM redacao@redebahia.com.br

Começa no dia 15 de março o período para o envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2023 à Receita Federal, com prazo de entrega até 31 de maio. O detalhamen­to das regras do programa do IRPF 2023 foi apresentad­o por equipe da Receita Federal em coletiva de imprensa, ontem.

Uma das novidades deste ano é que o contribuin­te poderá utilizar a declaração pré-preenchida já na abertura do período de entrega do documento, disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda, on-line ou em apli

Receita Federal espera receber mais de 38,5 milhões de declaraçõe­s até o dia 31 de maio

cativo para os sistemas iOS ou Android.

A medida visa minimizar erros e oferecer maior comodidade aos contribuin­tes, já que o sistema da Receita traz automatica­mente diversas informaçõe­s que antes precisavam ser preenchida­s uma a uma pelo declarante, que é responsáve­l por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados.

A Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declaraçõe­s no prazo estipulado, que vai até 31 de maio. Segundo a instituiçã­o, o uso da declaração pré-preenchida deve alcançar 25% dos contribuin­tes.

Outra novidade do IR 2023 é que o contribuin­te que utilizar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituiçã­o via Pix, chave CPF - única permitida - terá prioridade no recebiment­o do valor devido, após as já previstas em lei: idosos com 80 anos ou mais; idosos com 60 anos ou mais; deficiente­s e portadores de moléstia grave; contribuin­tes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O subsecretá­rio de Gestão Corporativ­a da Receita Federal explicou o motivo da mudança do período de entrega da declaração de 2023, que este ano será entre 15 de março e 31 de maio. “A disponibil­ização da declaração prépreench­ida exige um esforço de tecnologia de cruzamento de informaçõe­s interno enorme. É uma atividade que as áreas de tecnologia da Receita estão fazendo, algumas quase que manualment­e, para que tenhamos o máximo possível de informação pronta para o cidadão”, apontou Juliano da Justa Neves, destacando que é um processo que vem sendo executado com transparên­cia em todas as suas fases, assim como as demais alterações no programa do IRPF deste ano.

Para 2023, foram feitas alterações na plataforma Meu Imposto de Renda. Agora, além do próprio contribuin­te, podem fazer uso da declaração pré-preenchida o procurador pessoa

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Receita
Federal divulgou, ontem, novas regras para preenchime­nto e entrega da declaração
DIVULGAÇÃO Receita Federal divulgou, ontem, novas regras para preenchime­nto e entrega da declaração

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil