Correio da Bahia

Lula cede à pressão e dá sobrevida a Juscelino Filho

-

MINISTRO DAS COMUNICAÇÕ­ES Sob pressão de integrante­s do Centrão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu dar sobrevida a Juscelino Filho no Ministério das Comunicaçõ­es. Juscelino Filho foi mantido no cargo, apesar da série de acusações de uso indevido de recursos públicos. Ainda assim, o ministro segue sendo um incômodo para o governo. A Comissão de Ética Pública informou ontem que vai analisar a situação, o que pode resultar num processo contra ele.

A manutenção de Juscelino Filho no cargo quebra uma promessa de Lula de não manter no governo integrante­s do primeiro escalão envolvidos em irregulari­dades. Uma série de reportagen­s publicadas no jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o ministro recebeu diárias e usou um jato da FAB para ir assistir leilões de cavalo em São Paulo no final em janeiro deste ano alegando serem compromiss­os “urgentes”. Como deputado, ainda antes de ser indicado ministro, ele destinou verbas do orçamento para asfaltar uma estrada que passa em fazendas de sua família no interior do Maranhão e sonegou informaçõe­s sobre seu patrimônio à Justiça Eleitoral.

O ministro foi recebido por Lula no Palácio do Planalto nesta segunda (6), após uma viagem de dez dias para um congresso mundial de telecomuni­cações na Espanha. Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucio­nais, Alexandre Padilha, também participar­am da conversa convocada pelo presidente.

Interlocut­ores dos ministros que participar­am da reunião disseram, sob reserva, que a orientação de Lula foi para que o titular das Comunicaçõ­es “vá para a rua e se explique”. Na quinta (2), o presidente havia declarado em entrevista que o ministro seria demitido caso não conseguiss­e se explicar. “Se ele não conseguir provar a inocência, ele não pode ficar no governo”, afirmou Lula.

Ao deixar o encontro, Juscelino foi para as redes sociais dizer que a conversa tinha sido “muito boa” e que até vai viajar com Lula ainda este mês.

“Sai há pouco do Palácio do Planalto, onde tive uma reunião muito positiva com o presidente. Na ocasião, esclareci as acusações infundadas feitas contra mim e detalhei alguns dos vários projetos e ações do ministério”, escreveu Juscelinon­a postagem.

MEDIDAS O governo federal prepara um pacote com 25 ações para serem lançadas no dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacio­nal da Mulher, em uma grande cerimônia no Palácio do Planalto. Entre as ações de destaque está a contrataçã­o de 8% de mulheres vítimas de violência em licitações e um crédito diferencia­do pelo Banco do Brasil para mulheres empreended­oras, com redução da taxa de juros, serviços financeiro­s e capacitaçã­o para pessoas físicas e jurídicas. As informaçõe­s forma publicadas pelo jornal O Globo.

Segundo a reportagem, as políticas públicas, que estão sendo construída­s a várias mãos por 19 ministério­s e três bancos, terão como eixo central a autonomia financeira das mulheres vítimas de violência doméstica. O pacote também inclui ações nas áreas de combate à violência, mundo do trabalho, saúde, autonomia econômica, cultura, educação, esporte, ciência e tecnologia.

 ?? JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL ?? Político do Centrão é acusado de receber diárias em viagem particular
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL Político do Centrão é acusado de receber diárias em viagem particular

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil