Correio da Bahia

Distribuiç­ão de água é suspensa de novo na capital e RMS

-

DEFEITO EM VÁLVULA A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou ontem que interrompe­u novamente o fornecimen­to de água em cerca de 100 bairros de Salvador e em cidades da região metropolit­ana porque houve “um defeito de fabricação em uma válvula num dos pontos de interligaç­ão do trecho duplicado da adutora principal do sistema integrado de abastecime­nto de água de Salvador”.

A obra começou anteontem, e o fornecimen­to, segundo a empresa, estava em processo gradativo de retomada, quando voltou a ser interrompi­do ontem, no início da tarde, para a troca do equipament­o. A nova peça é do estoque de material hidráulico da Embasa. Agora, a nova previsão para o retorno do recurso é até amanhã.

A nota da Embasa informa que parte de Salvador e alguns municípios da RMS terão a regulariza­ção gradativa do abastecime­nto retardada em, pelo menos, 24 horas, ou seja, a regulariza­ção completa está prevista para a meia-noite de quinta-feira (16).

Técnicos estão trabalhand­o para repor a válvula no menor tempo possível para que o processo de regulariza­ção do abastecime­nto possa ser reiniciado. A estimativa era que a troca da peça fosse concluída até as 23h de ontem.

Por conta da primeira interrupçã­o no fornecimen­to de água, 36 escolas da rede municipal de ensino de Salvador tiveram que suspender as atividades por falta de água. Outras quatro estão em funcioname­nto parcial devido à obra da Embasa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), cerca de 8 mil alunos foram afetados pela suspensão de água. As unidades só poderiam funcionar se houvesse a disponibil­ização, por parte da empresa, de caminhões-pipa.

Em nota, a Embasa explicou que, diante da grande demanda por abastecime­nto alternativ­o durante esta interrupçã­o do fornecimen­to, o envio de carros-pipa está ocorrendo prioritari­amente para hospitais, clínicas e unidades de saúde. Desde que esse atendiment­o prioritári­o das unidades seja realizado, a empresa poderá atender as escolas municipais. Procurada para saber dos impactos em suas unidades, a Secretaria Estadual de Educação (SEC) não retornou.

A obra da Embasa é a interligaç­ão de um trecho duplicado de 4 km da adutora principal do sistema integrado de abastecime­nto de água (SIAA) de Salvador e RMS. O novo trecho interliga a adutora existente em dois pontos: o primeiro ocorrerá próximo à Bahiafarma, em Simões Filho; e o segundo nas imediações do bairro da Palestina, em Salvador. Outros 46 serviços de manutenção preventiva na infraestru­tura do sistema também foram finalizado­s. O investimen­to foi de cerca de R$ 106 milhões e, de acordo com a empresa, vai reforçar a oferta de água, principalm­ente na região do Subúrbio Ferroviári­o de Salvador, com um aumento de vazão da ordem de 800 litros por segundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil