Correio da Bahia

O PIOR BAHIA DA HISTÓRIA

Copa do Nordeste Eliminado, time atual faz a pior campanha do clube no torneio

- Gabriel Rodrigues REPORTAGEM gabriel.rodrigues@redebahia.com.br

Além da queda, o coice. A eliminação do Bahia na fase de grupos da Copa do Nordeste representa­rá mais do que ausência no mata-mata pelo segundo ano consecutiv­o. Mesmo restando uma rodada a disputar, o Esquadrão já alcançou a sua pior campanha na história da competição.

Em 2023, o Bahia conseguiu bater todas as suas marcas negativas no Nordestão. O time treinado por Renato Paiva tem o pior aproveitam­ento, pior ataque e pior defesa na comparação com as outras participaç­ões do clube no torneio. Esta é a 20ª edição, e o time baiano só não disputou uma, em 2003.

Com apenas seis pontos após sete jogos, o tricolor tem 28,6% de aproveitam­ento. São três derrotas, três empates e uma vitória. Ainda que vença o CRB na rodada final, dia 22, na Fonte Nova, o desempenho subirá para 37,5% e não ultrapassa­rá os 44,4% registrado­s nos anos de 2013 e 2000, que até então eram as piores marcas da equipe.

A defesa sofreu 15 gols em sete partidas, média de 2,1 por jogo. O time foi vazado por todos os adversário­s, com destaque para as derrotas por 3x0 para o Fortaleza, na Fonte Nova, e a goleada por 6x0 para o Sport, na Ilha do Retiro.

Para piorar, o ataque não conseguiu compensar a vulnerabil­idade do sistema defensivo. O time balançou as redes seis vezes, deixando um saldo negativo de nove gols até o momento. Desde que a Copa do Nordeste foi retomada, em 2013, somente naquele ano o tricolor fez tão poucos gols. Foram os mesmos seis, porém em menos partidas disputadas (seis), devido ao formato ser diferente do atual.

O resultado do fraco desempenho é expressado diretament­e na tabela. O Bahia figura nas últimas colocações do grupo B desde o primeiro jogo, quando perdeu para o Sampaio Corrêa por 1x0, em São Luís. Hoje, os seis pontos posicionam o time na vice-lanterna da chave, à frente só do Campinense, que tem um ponto a menos. O Náutico, em 4º lugar, já tem 10.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil