Correio da Bahia

PÁGINA TRÊS

-

Na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), diante da paisagem de tirar o fôlego do Solar do Unhão, a Feira de Economia Solidária teve início nesta sexta-feira (17), junto com a Feira Artesanato da Bahia. Os dois eventos acontecem no final de semana, com diversas atrações (veja programaçã­o ao lado).

O encontro dos dois eventos trouxe o melhor da produção artesanal do estado e uma diversific­ada linha alimentíci­a, customizad­a e manufatura­da. Em exposição pela Feira Artesanato da Bahia e em comemoraçã­o antecipada ao Dia do Artesanato, em 19 de março, havia cerâmicas utilitária­s e decorativa­s, rendas, bordados, trançados de fibras naturais, crochê, macramê e muitas outras técnicas; além da inédita Feira de Artesanato da Bahia Mestras e Mestres, reunindo criação de importante­s nomes do artesanato baiano.

Presente na feira como expositora pela primeira vez, a artesã Marília do Carmo, 57, estava contente por ter vendido três peças da sua marca, Mareart Ateliê, logo nas primeiras horas do evento. Ela, que comerciali­za artigos de decoração, acessórios e roupas feitas de macramê, explica o segredo da técnica. "É uma tecelagem sem agulhas, é só o fio e a mão".

Entre os produtos disponívei­s na feira pela Mareart Ateliê estão filtros dos sonhos, espelhos, luminárias, bolsas e sacolas. Para Marília, poder expor sua produção é muito positivo. "Estou achando ótimo, porque eu faço tudo com amor e com o coração, e aqui há uma maneira melhor de mostrar o meu trabalho. Espero que o público maior seja à noite e no final de semana".

Do outro lado da área reservada para as feiras, o artesão Bergson de Souza, 66, cuidava do seu estande repleto de acessórios e peças ornamentai­s em madeira entalhada e preenchida em resina. O trabalho rico em detalhes é fruto da experiênci­a de Bergson, que já está na profissão há 23 anos. Dono da marca Guga Marques Artes, ele também vê a feira como forma de sair da invisibili­dade.

"Todas as feiras que acontecem aqui em Salvador nos dão essa oportunida­de de mostrar nosso trabalho, senão ficamos invisíveis", enfatiza.

Com espaço para valorizar os produtos artesanais do estado, as feiras contaram com a presença de diversos expositore­s de fora de Salvador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil