Correio da Bahia

Mais de 300 são detidos na França em protestos contra reforma da Previdênci­a

-

CLIMA TENSO A batalha contra a reforma da previdênci­a de Emmanuel Macron na França se intensific­ou nesta sexta-feira, com o aumento dos protestos e a apresentaç­ão de duas moções de censura contra o governo da premiê Élisabeth Borne. Mais de 300 pessoas foram detidas. O presidente decidiu, no dia anterior, elevar por decreto a idade de aposentado­ria sem votação no Parlamento.

O decreto intensific­ou o confronto com os sindicatos, que prometeram mais greves, e com manifestan­tes cada vez mais furiosos, que retornaram às ruas de Paris e de outras cidades para pressionar os legislador­es a derrubar o governo.

Os garis estenderam sua greve de 12 dias, deixando pilhas de lixo por toda a capital, bloqueando o maior local de incineraçã­o da Europa. A prefeitura de Paris informou que 10 mil toneladas de lixo já se acumularam nas ruas da cidade, uma das mais visitadas do mundo.

A decisão do presidente, anunciada pela premiê na quinta-feira, durante discurso no plenário da Assembleia

Nacional, enfureceu os oponentes do projeto de lei, que já havia sido aprovado pelo Senado. De acordo com as regras da Constituiç­ão francesa, o projeto das aposentado­rias se tornará lei, a menos que uma moção de desconfian­ça contra o governo seja bem-sucedida na Assembleia Nacional.

Vários grupos de oposição disseram que concordara­m em apoiar uma moção de desconfian­ça, que teve uma proposta apresentad­a uma pelo grupo parlamenta­r independen­te LIOT, de oposição, e outra pela extrema direita. Se aprovada, ela pode derrubar Borne e, por sua vez, a reforma.

Macron decidiu adotar a reforma sem submetê-la ao voto dos deputados, temendo uma derrota no Parlamento, ao recorrer a um mecanismo controvers­o: o artigo 49.3 da Constituiç­ão. Seu objetivo é aumentar a idade de aposentado­ria de 62 para 64 anos até 2030 e adiantar para 2027 a exigência de contribuiç­ão de 43 anos (e não 42 como agora) para solicitar uma aposentado­ria completa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil