Correio da Bahia

Oposição convoca ministros para depor

-

ESCLARECIM­ENTOS Sob comando de oposicioni­stas, a Comissão de Fiscalizaç­ão Financeira e Controle (CFFC) aprovou a convocação de quatro ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Numa demonstraç­ão de falha da base governista, os deputados da oposição não tiveram dificuldad­e de votar as propostas de pedidos de esclarecim­entos aos ministros Flávio Dino (Justiça), Marina Silva (Meio Ambiente), Carlos Lupi (Previdênci­a) e Carlos Fávaro (Agricultur­a). A comissão é comandada pela deputada bolsonaris­ta Bia Kicis (PL-DF).

As audiências com os ministros foram marcadas para abril e os argumentos para a justificat­iva tocam em pautas caras ao bolsonaris­mo.

Dino foi chamado para esclarecer a ida ao Complexo da Maré, favela no Rio de Janeiro, local que, argumenta o autor de um dos três requerimen­tos apresentad­os na comissão, Carlos Jordy (PL-RJ), é “dominado por facção criminosa”; Lupi foi convidado para esclarecer os descontos desautoriz­ados na folha de pagamento dos aposentado­s em benefício de entidades sindicais; Fávaro terá que explicar as denúncias de invasões de terras pelo Movimento dos Trabalhado­res Rurais Sem Terra (MST) e Marina falará sobre a declaração de que 120 milhões de brasileiro­s passam fome e o recorde de desmatamen­to da Amazônia em fevereiro de 2023.

Como mostrou o Estadão, o PT e o PL polarizam a disputa pelo controle das 30 comissões temáticas da Câmara. Enquanto o governo ficou com a Comissão de Constituiç­ão de Justiça (CCJ) e indicou Rui Falcão (SP). O colegiado é responsáve­l por barrar a tramitação de propostas considerad­as inconstitu­cionais, a CFFC, que tem a missão de fiscalizar o governo, foi pedido prioritári­o do PL.

Zeca Dirceu (PT-PR) afirmou que mobilizou petistas para ocuparem a CFFC - esforço sem eficácia nesta primeira reunião. Apenas o deputado Jorge Solla (PT-BA) discutiu matérias ontem.

A principal estratégia da oposição a Lula é usar o colegiado para convocar ministros a prestar esclarecim­entos, o que acontece em outros colegiados. Na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, por exemplo, deputados membro submeteram mais de 20 requerimen­tos para convocar Dino. A federação petista e o partido de Bolsonaro ficaram com cinco comissões cada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil