Correio da Bahia

Médico da Casa Branca alerta contra uso de redes sociais por crianças

-

PRINCIPAL AUTORIDADE de saúde dos Estados Unidos, o cirurgião-geral do país, Dr. Vivek Murthy, pediu esforço conjunto para entender completame­nte os possíveis “danos à saúde mental e ao bem-estar de crianças e adolescent­es”. Ele observou que “existem amplos indicadore­s de que a mídia social pode ter um risco profundo de prejudicar a saúde mental e o bem-estar de crianças e adolescent­es”.

O documento, de 19 páginas, incluiu recomendaç­ões práticas para ajudar as famílias a orientarem o uso das mídias sociais. A principal recomendaç­ão é que as famílias mante

nham as refeições e reuniões pessoais livres de dispositiv­os para ajudar a construir laços sociais e promover conversas. Ele também sugere a criação de um “plano de mídia familiar” para definir as expectativ­as de uso das redes, incluindo limites em torno do conteúdo e mantendo as informaçõe­s pessoais privadas.

Dr. Murthy pede às empresas de tecnologia que imponham limites mínimos de idade e criem configuraç­ões específica­s para crianças com altos padrões de segurança e privacidad­e. E ainda destaca a necessidad­e de o governo criar padrões de saúde e segurança

adequados a cada idade para plataforma­s de tecnologia.

“Adolescent­es não são apenas adultos menores. Eles estão em uma fase diferente de desenvolvi­mento e em uma fase crítica do desenvolvi­mento do cérebro”, justificou, conforme citado em reportagem de O Globo.

A mesma reportagem cita recente estudo da Pew Research, que aponta que à medida que o uso das redes aumentou, também cresceram, entre os adolescent­es, os casos de ansiedade e depressão, juntamente com visitas ao pronto-socorro por automutila­ção e ideais suicidas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil