Correio da Bahia

Mutirão de câncer de mama neste sábado

-

SAÚDE O Hospital Aristides Maltez (HAM) realiza o seu primeiro mutirão de atendiment­os de 2023, neste sábado (27). A ação, que será em parceria com o Instituto Protea, organizaçã­o não-governamen­tal com sede em São Paulo, vai oferecer 100 vagas para o atendiment­o a mulheres com suspeita diagnóstic­a da doença. As interessad­as no atendiment­o devem apresentar exames de imagem de mama BI-RADS 0, 4 ou 5 e/ou ter sintomas na mama como: nódulo, retração de pele ou mamilo, secreção aquosa ou sanguinole­nta pelo mamilo, pele com aspecto de casca de laranja ou vermelhidã­o.

O objetivo do Protea é ajudar a reduzir a taxa de mortalidad­e do câncer de mama no Brasil. Para isso, é preciso investir em detecção precoce e tratamento ágil e de qualidade da doença.

"O Hospital Aristides Maltez será o nosso parceiro na Bahia e está muito empenhado em mobilizar a população baiana. Precisamos conscienti­zar que todo mês é

Outubro Rosa. 50 mulheres morrem por dia no Brasil vítimas de uma doença que tem 95% de chances de cura, se tratada precocemen­te. Perderemos 1800 mulheres em 2023. Temos que mudar essa estatístic­a.”, diz Gabriella Antici, fundadora do Instituto Protea, que tem a meta estabeleci­da de contribuir para elevar em 35% o número de atendiment­os de câncer de mama no HAM até o mês de dezembro de 2023.

Superinten­dente da Liga Bahiana Contra o

Câncer (LBCC), mantenedor­a do Hospital Aristides Maltez, o médico Humberto Luciano Souza fala sobre a importânci­a de parcerias: "Diferente de outros mutirões, esses quatro a serem realizados em parceria com o Instituto Protea visam não só prestar atendiment­o a mulheres sem exames prévios, mas também e sobretudo a mulheres que estão com algum exame suspeito ou com diagnóstic­o de câncer e que não tiveram acesso ao tratamento. O Instituto ajudará na complement­ação financeira dos exames de ultrassono­grafia, biópsia, consultas e mamografia­s".

As pacientes contarão com o trabalho de uma equipe multidisci­plinar e serão contemplad­as com atendiment­o ambulatori­al e, se necessário, mamografia, ultrassono­grafia e biópsia. No último mutirão, em outubro de 2022, 8 mulheres foram matriculad­as no HAM para tratamento, tendo sido realizadas 62 mamografia­s, complement­adas com a ultrassono­grafia de mamas.

 ?? SESAB/DIVULGAÇÃO ?? HAM deverá ter incremento em 35% nos atendiment­os de câncer de mama, segundo meta do Protea
SESAB/DIVULGAÇÃO HAM deverá ter incremento em 35% nos atendiment­os de câncer de mama, segundo meta do Protea

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil