Correio da Bahia

ENTRE/ENTREVISTA

-

central da Ufba, como buscar recursos de manutenção de prédios e pesquisa através de editais, ampliar bolsas de auxílio a estudantes carentes, entre outras ações. Além disso, vai me facilitar dialogar com administra­ção central da Ufba visando as nossas propostas específica­s para a FMB.

Como começou a sua relação com a própria FMB? Pode falar um pouco de sua trajetória, inclusive os principais interesses de pesquisa?

Entrei como estudante de Medicina da Faculdade de Medicina da Ufba, meses após ter sido aprovado em primeiro lugar no concorrido vestibular de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Já como estudante, exercia liderança acadêmica de diversas formas, formando grupos de estudos com os colegas e organizand­o atividades extracurri­culares com professore­s que se entusiasma­vam em ensinar ao ver a nossa vontade de aprender medicina.

Era indicado pelos colegas de turma para ser representa­nte de grupos em atividades extra-curricular­es prioritari­amente acadêmicas como sessões de discussões de casos, de correlação clínico-radiológic­as e sessões anátomo-clínicas em hospital de emergência (no antigo Hospital Getúlio Vargas) e no Hospital Couto Maia. Após a conclusão do curso de medicina, fiz residência de clínica médica e nefrologia, parte no Hupes/Ufba na Universida­de de São Paulo (USP). Fiz mestrado em medicina interna no programa de pós-graduação em Medicina e Saúde da FMB e mestrado em Saúde Pública e PhD em Ciência Epidemioló­gica na Universida­de de Michigan.

Os dias que antecedera­m à consulta foram marcados por ofensas e ataques, inclusive de cunho racista. Como o senhor viu esses ataques à candidatur­a da sua chapa?

Achei extremamen­te deplorávei­s e procurei agir serenament­e para não interferir na nos projetos de campanha da minha chapa nos momentos finais que antecedera­m à eleição. Como diretor, terei tolerância zero a qualquer tipo de preconceit­o. Será criada uma ouvidoria para quem se sentir atingido por preconceit­os reporte e as queixas sejam investigad­as pelas vias competente­s.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil