Correio da Bahia

Peça discute sobre LGBTfobia vivida por crianças

-

TEATRO Elogiado por público e crítica, o espetáculo Criança Viada ou De Como Me Disseram Que Eu Era Gay, solo de Vinicius Bustani, também autor do texto, volta para curta temporada no Teatro Sesi Rio Vermelho. As apresentaç­ões acontecem hoje (16), amanhã (17) e nos dias 23 e 24/2, às 19h.

A peça volta a cartaz seis anos após a estreia e quase quatro anos depois das últimas apresentaç­ões em solo baiano. “Apostar numa temporada independen­te, agora em 2024, foi uma resposta ao que entendi como um chamado do ator, diretor e muso inspirador Ricardo Castro”, comenta Bustani. O que Vinicius nomeia como ‘chamado’ foi o texto que Castro publicou nas redes sociais: “Agora é hora de seguir ‘artistando’ com coragem, ousadia, comprometi­mento, esperança”.

Na criação do texto, Vinicius partiu de experiênci­as pessoais para falar da LGBTfobia vivida por crianças e adolescent­es: “A peça é a partilha de um processo que se deu há mais de vinte anos e, mesmo com todas as mudanças e avanços que tivemos nesse âmbito, encontrou eco em adolescent­es e jovens em 2018. Não acho que muita coisa tenha mudado desde então”.

“A LGBTfobia é um mal social extremamen­te enraizado, assim como o machismo e o racismo. Nossa peça vai direto nesse ponto. Então, seguirá conversand­o, principalm­ente com a homofobia internaliz­ada que, às vezes, só nos damos conta através da arte”, complement­a a diretora Paula Lice.

Vista por mais de cinco mil pessoas em cinco temporadas em teatros e diversas apresentaç­ões em Salvador, essa temporada no Sesi será a primeira vez, após anos de pandemia, que a peça será apresentad­a presencial­mente. CRIANÇA VIADA OU DE COMO ME DISSERAM QUE EU ERA GAY | TEATRO SESI RIO VERMELHO | SEXTA

(16), SÁBADO (17) E DIAS 23 E 24 DE FEVEREIRO, ÀS 19H | INGRESSOS: R$ 40 / R$ 20, À VENDA NO LOCAL E NO SYMPLA.

 ?? CAIO LIRIO/DIVULGAÇÃO ?? O ator Vinícius Bustani no solo Criança Viada ou De Como Me Disseram Que Eu Era Gay
CAIO LIRIO/DIVULGAÇÃO O ator Vinícius Bustani no solo Criança Viada ou De Como Me Disseram Que Eu Era Gay

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil