Correio da Bahia

Qualidade de vida e bem-estar no trabalho

- Artigo Raquel Roth

A busca pela excelência nas organizaçõ­es vai além do desempenho financeiro. Cada vez mais, é necessário reconhecer a importânci­a de investir no bem-estar e na qualidade de vida dos colaborado­res, muito além do que é exigido na legislação. Estudos e pesquisas revelam que organizaçõ­es que implementa­m ações voltadas para o cuidado com seus colaborado­res colhem benefícios significat­ivos, tanto em termos de produtivid­ade quanto de melhora na saúde física, psicológic­a, social e financeira.

Segundo o relatório sobre saúde mental da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), pessoas mentalment­e saudáveis promovem um aumento na produtivid­ade em até 12%. Ao mesmo tempo, colaborado­res com altos níveis de satisfação com o ambiente de trabalho estão propensos a ser três vezes mais criativos nas suas tarefas diárias. Programas de bem-estar, que incluem atividades físicas, suporte psicológic­o, auxílio financeiro e estratégia­s para equilíbrio entre vida profission­al e pessoal são essenciais nesse contexto.

Com todo esse embasament­o e análise de indicadore­s da organizaçã­o Japan Tabacco Internatio­nal (JTI), a área de Saúde lidera o programa Você 100%, que completou 10 anos em 2023 e norteia todas as ações voltadas à saúde, bem-estar e qualidade de vida dedicadas aos colaborado­res. O programa se baseia em cinco pilares (físico, social, emocional, financeiro, profission­al e bem-estar em campo – este último voltado aos produtores integrados da companhia). Recentemen­te, a empresa recebeu o prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), Excelência Ouro, o maior em saúde e bem-estar corporativ­o no País, chanceland­o assim, essa iniciativa que beneficia os cerca de 2.500 colaborado­res da empresa e mais de 11.000

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil