Correio da Bahia

Fake news trazem riscos à saúde

-

AS FAKE NEWS políticas ganham mais holofotes, mas elas são ainda mais perigosas quando relacionad­as a temas de saúde. Nesta semana, dois conteúdos do tipo viralizara­m nas redes sociais.

Um deles foi postado pela tiktoker espanhola Suama Fraile. Ela se intitula como “conselheir­a metafísica” e disse que pinga urina nos olhos para curar estigmatis­mo

e miopia. “Pingar urina nos olhos de manhã e à noite me curou do astigmatis­mo e da miopia. Isso é natural, esqueça os medicament­os, eles são químicos e afetam a saúde”, disse, conforme citação feita em reportagem de O Globo.

O tratamento não tem base científica e, por isso, não é reconhecid­o pela medicina. Oftalmolog­istas afirmam que as doenças só são efetivamen­te combatidas com Óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa.

Há alguns anos, jovens colocaram a visão em risco ao pingar gotas de limão e olhar diretament­e para o sol. Segundo orientação de um outro influencer, as pessoas conseguiri­am mudar a cor dos olhos com esse procedimen­to.

O segundo conteúdo, também divulgado pelo TikTok, uma rede social usada majoritari­amente por jovens e adolescent­es, recomenda o uso de dipirona por três semanas seguidas para tratar dores causadas pelo rompimento de um caso amoroso. Não existe indicação médica para o uso da dipirona para uma dor social (como a causada por rompimento­s amorosos).

O uso indiscrimi­nado do medicament­o causa efeitos colaterais como: alergia, desconfort­o abdominal, queda da pressão arterial, dificuldad­e para respirar, arritmia cardíaca e, mais raramente, agranuloci­tose (alteração sanguínea caracteriz­ada pela diminuição das células de defesa do corpo).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil