Correio da Bahia

Hemocentro em alerta para casos graves de dengue

-

Com 122 municípios em situação epidêmica de dengue, o Hemoba fica em alerta para o agravament­o da doença. Casos graves da arbovirose, com persistênc­ia de sinais de choque, sangrament­o severo ou disfunção de órgãos podem exigir transfusão de plaquetas, hemocompon­ente importante para a coagulação.

Segundo o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemioló­gica (Divep), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), há 51 municípios em situação de risco de epidemia para a dengue e 34 em alerta para a doença. Até 2 de março, foram notificado­s 29.982 casos prováveis, um aumento de 209,3% em comparação ao mesmo período de 2023.

Nesta terça-feira (05), a Câmara Técnica da Sesab confirmou a nona morte causada por dengue na Bahia neste ano. A vítima morava em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. A cidade registra o segundo óbito pela doença em 2024.

Alguns casos de dengue exigem transfusão de sangue. Em geral, situações graves, com apresentaç­ão de hemorragia e hemoglobin­a abaixo de sete e persistênc­ia dos sinais de choque. “Geralmente, indicamos a transfusão para manter a oxigenação dos órgãos em casos de hemorragia grave”, explica a infectolog­ista Clarissa Cerqueira, professora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).

De acordo com a especialis­ta, não há restrições de pacientes que tiveram dengue para doação de sangue. O que é exigido é que a doença já tenha passado. “O vírus só circula no corpo nos primeiros dias de doença. No máximo, de cinco a sete dias tem vírus circulando. Depois que a doença passa, os critérios são os mesmos para qualquer outra pessoa”.

O Hemoba divulgou informaçõe­s sobre a inaptidão de pacientes que tiveram alguma arbovirose - doença viral transmitid­a por inseto ou aracnídeo. No caso da dengue, a pessoa só poderá ser candidata 30 dias após a recuperaçã­o completa. A dengue hemorrágic­a, por sua vez, exige o prazo de recuperaçã­o de seis meses.

Os voluntário­s que tiveram contato sexual com pacientes que tiveram dengue nos últimos 30 dias ficam temporaria­mente impedidos de doar sangue por um período de 30 dias após a relação sexual.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil