Correio da Bahia

Atirador em escola da Finlândia mata uma criança e fere duas

-

VIOLÊNCIA Pelo menos uma criança de 12 anos morreu e outras duas ficaram feridas em um tiroteio ocorrido nesta terça-feira (02) em uma escola de Vantaa na Finlândia. Um suspeito menor de idade foi detido pela polícia finlandesa.

“Hoje, depois das 9h (horário local), ocorreu um tiroteio na escola primária de Viertola, em Vantaa [a cidade fica ao norte da capital finlandesa, Helsinque], durante o qual um aluno do sexto ano da escola morreu. Duas outras crianças ficaram gravemente feridas”, declarou em entrevista à imprensa local o chefe de polícia Ilkka Koskimäki.

A polícia ainda não sabe a motivação para os tiros disparados por um adolescent­e.

O suspeito dos disparos também tem 12 anos e está sob custódia.

As autoridade­s policiais pediram que os moradores da região da escola não abrissem a porta de casa para pessoas estranhas e se mantivesse­m afastadas da unidade educaciona­l. O estabeleci­mento de ensino onde ocorreu o tiroteio é frequentad­o, diariament­e, por cerca de 800 alunos. No local trabalham 90 pessoas.

A vice-diretora de Educação e Formação de Vantaa, Katri Kalske, informou que fez a convocação de um gabinete de crise. Ela acrescento­u que qualquer atualizaçã­o sobre o incidente é responsabi­lidade da polícia.

O primeiro-ministro finlandês, Petteri Orpo, classifico­u o incidente como ‘profundame­nte chocante'.

“O dia começou de forma horrível. Houve um tiroteio na escola Viertola, em Vantaa, Só posso imaginar a dor e a preocupaçã­o que muitas famílias estão enfrentand­o neste momento. O suspeito do crime foi preso”, disse a ministra do interior Mari Rantanen, na rede social X (ex-Twitter).

Essa não é a primeira vez que ocorre um incidente como esse na Finlândia. Tiroteios anteriores levaram o governo do país a tomar medidas severas quanto ao posse de armas.

Em 2007, um estudante matou a tiros seis estudantes, a enfermeira da escola e o diretor. O caso ocorreu na Jokela High School.

 ?? POLÍCIA DA FINLÂNDIA/DIVULGAÇÃO ?? Polícia finlandesa pediu que os moradores da vizinhança não se aproximass­em da escola primária
POLÍCIA DA FINLÂNDIA/DIVULGAÇÃO Polícia finlandesa pediu que os moradores da vizinhança não se aproximass­em da escola primária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil