Correio da Bahia

Governo do Paraguai envia 25 presos ligados ao PCC e CV para o Brasil

- Morte de pastor CONDENAÇÃO MANTIDA

FRONTEIRA O governo do Paraguai realizou uma megaoperaç­ão para transferir para o Brasil 25 presos detidos em prisões paraguaias. A maioria pertencia ao PCC, o Primeiro Comando da Capital, e CV, ao Comando Vermelho. Os detentos que cruzaram a fronteira estavam condenados a penas que variam de sete a 35 anos de reclusão. Eles também foram impedidos de voltar ao Paraguai por ao menos 20 anos. Entre eles há condenados por diferentes delitos, desde brasileiro­s que ingressara­m no país com mais de 400 quilos de cocaína até outros acusados de cometer violência sexual contra menores de idade e assassinar a esposa em território brasileiro e depois fugir.

Os detentos estavam com as cabeças cobertas por sacos pretos e foram levados por grandes efetivos policiais até as regiões fronteiriç­as de Pedro Juan Caballero e Ciudad del Este, duas localidade­s com altas taxas de violência. Mais de 800 policiais civis e militares participar­am da operação.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, A operação transcorre­u durante toda a manhã da quinta-feira (4) sem anúncios públicos por questões de segurança. Ao ser divulgada , durante a tarde, as autoridade­s paraguaias descrevera­m as cifras como históricas: nunca antes tantos presos brasileiro­s em conjunto foram entregues ao país.

A administra­ção do presidente Santiago Peña, há menos de um ano no cargo, disse que o objetivo é eliminar fatores que coloquem em risco a segurança das penitenciá­rias locais.

800 policiais integraram a operação de transferên­cia de detidos nas regiões fronteiriç­as das cidades de Pedro Juan Caballero e Ciudad del Este

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil