Correio da Bahia

PF prende suspeito do maior vazamento de dados do país

-

FEIRA DE SANTANA O jovem Marcos Roberto Correia da Silva, de 24 anos, suspeito de ser o hacker responsáve­l pelo maior vazamento de dados do Brasil foi preso nessa terça-feira (9), em Feira de Santana, centro-norte do estado. A Polícia Federal (PF) informou que o suspeito é investigad­o por divulgar dados de 223 milhões de brasileiro­s.

Conhecido como Vandathego­d, ele já havia sido preso, mas estava foragido desde novembro de 2023, quando conseguiu romper a tornozelei­ra eletrônica que era obrigado a usar. Marcos foi detido inicialmen­te como alvo da Operação Deepwater, em março de 2021.

Nesse ano, o vazamento colocou à venda os seguintes dados de brasileiro­s: CPF, nome, data de nascimento, endereço, fotos de rostos, score de crédito, imposto de renda, escolarida­de, dados cadastrais de serviços de telefonia, informaçõe­s do INSS, do Linkedin e dados relativos a funcionári­os públicos.

Um segundo hacker, Yuri Batista Novaes, conhecido como JustBR, foi preso em flagrante em Petrolina (PE) por posse ilegal de arma e, na casa dele, a Polícia Federal apreendeu 4 terabytes de dados, que foram periciados à época.

De acordo com a investigaç­ão, Novaes teve participaç­ão na obtenção e divulgação de informaçõe­s dos 223 milhões de brasileiro­s.

O número de CPFs vazados (223 milhões) supera a população brasileira (estimada em 212 milhões). É

223 milhões de brasileiro­s tiveram dados pessoais vazados

provável, portanto, que pelo menos dados básicos de cada cidadão estejam disponívei­s e que, entre eles, estejam dados de pessoas já falecidas, informou a polícia à época da investigaç­ão.

Marcos também já foi alvo de outras operações e invasões. Em 2019, o hacker foi preso na Operação Defaced, realizada pela Polícia Civil, acusado de ter invadido os sites da Polícia Civil de Minas Gerais, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Tribunal de Justiça de Goiás e do Exército Brasileiro.

Ele é suspeito ainda de invadir os sistemas do Senado Federal, em 2020; e do Tribunal Superior Eleitoral, no mesmo ano. O jovem teria exposto informaçõe­s administra­tivas de ex-servidores e ex-ministros do TSE antes do 1º turno das eleições municipais.

O mandado de prisão preventiva cumprido ontem foi expedido pela 1ª Vara Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, e o preso ficará à disposição da Justiça no Centro de Observação Penal, em Salvador.

 ?? DIVULGAÇÃO PF ?? Crime foi em 2021, quando policiais federais apreendera­m equipament­os eletrônico­s na operação
DIVULGAÇÃO PF Crime foi em 2021, quando policiais federais apreendera­m equipament­os eletrônico­s na operação
 ?? REPRODUÇÃO ?? Marcos Roberto Correia da Silva
REPRODUÇÃO Marcos Roberto Correia da Silva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil