Correio da Bahia

QUAL MARCA GANHA MAIS?

Lucro operaciona­l revela que a italiana Ferrari ganha 415 vezes mais por carro vendido que a chinesa GWM

- Antônio Meira Jr. EDITOR DE VEÍCULOS Antonio.meira@redebahia.com.br

Ano passado a Toyota foi a marca que mais comerciali­zou veículos globalment­e. No entanto, quando o índice é a rentabilid­ade a vencedora da disputa é a Ferrari. Se em 2022 o lucro operaciona­l - o dinheiro ganho depois de pagar as despesas necessária­s para operar - da companhia italiana era de 24%, ano passado pulou para 27%. É mais que o dobro da Toyota, que obteve 11,1%.

Esses índices são fruto de uma análise dos resultados financeiro­s publicados pela maioria dos fabricante­s de automóveis ocidentais e duas marcas chinesas. Compilados por Felipe Munoz, analista da Jato Dynamics, os dados indicam que a indústria teve um ano muito bom em termos de receita e lucros.

Os dados de 24 fabricante indicam que a receita - obtida com a venda de carros e outras atividades - aumentou 11%, somando 2,25 trilhões de euros. O aumento dessa receita não é explicado apenas pelo aumento das unidades vendidas, que tiveram aumento de 9%, mas pelo preço mais alto dos veículos. O grupo Volkswagen, Toyota e Stellantis registrara­m a maior receita, com aumentos de 15%, 11% e 6%, respectiva­mente. Entre as empresas avaliadas, 23 registrara­m aumentos, com exceção de Isuzu, cujas receitas permanecer­am estáveis.

A ITALIANA E A ALEMÃ

Os lucros operaciona­is da Ferrari totalizara­m 1,61 bilhão de euros, representa­ndo 27% da receita total. Esta é uma enorme margem operaciona­l que confirma a posição sólida da montadora na indústria. Em outras palavras, a companhia italiana manteve 27 centavos de cada euro em vendas. Em 2022, essa proporção foi de 24%.

Nenhum outro fabricante de automóveis se aproxima desse resultado brilhante. Quem chegou mais perto foi a Porsche, com 18%. O lucro operaciona­l da empresa baseada em Stuttgart, na Alemanha, foi 7,28 bilhões de euros e uma grande parte desse resultado é explicada pelos bons resultados de seu principal modelo, o 911 que registrou o maior cresciment­o de vendas em 2023. Em termos de lucros por unidades entregues, a Porsche fez 22.800 euros no ano passado, a segunda mais alta do ranking.

GUINADA POSITIVA

A britânica JLR registrou a melhor melhoria na margem operaciona­l entre 2022 e 2023. A chegada das novas gerações Range Rover e Range Rover Sport, juntamente com os sólidos resultados do Defender, permitiu que esta montadora problemáti­ca saltasse de perdas em 2022 (margem operaciona­l negativa de 1,9%) para lucros em 2023 (11%).

A Toyota, incluindo Lexus, Daihatsu e Hino viu a segunda maior margem operaciona­l aumentar atrás da JLR: passou de 7,2% para 11,1%. A companhia japonesa é a maior do mundo por unidades vendidas e a mais global em termos de presença dos mercados. Também é interessan­te notar que a Toyota é um dos poucos fabricante­s grandes a evitar dar grandes passos para o desenvolvi­mento de veículos totalmente elétricos. No ano passado, os BEVs representa­ram somente 0,9% de suas vendas globais.

TESLA EM BAIXA

A Tesla está na parte inferior da variação da margem operaciona­l entre 2022 e 2023. Seu lucro operaciona­l caiu 7,6 pontos, de 16,8% para 9,2%. A explicação é que a marca dedicou uma grande parte do ano para reduzir os preços para manter seu volume de vendas e suas fábricas nos Estados Unidos, Alemanha e China.

A redução de preços permitiu que a Tesla registrass­e um novo recorde de vendas de mais de 1,8 milhão de carros entregues, às custas de menos lucros.

EXPANSÃO CHINESA

A BYD vendeu 62% mais carros no ano passado do que em 2022, resultado que a posicionou pela primeira vez no ranking das 10 marcas mais vendidas. Como consequênc­ia, as suas receitas aumentaram 34%, para 76,8 bilhões de euros.

No entanto, a empresa só conseguiu ganhar 4,8 bilhões de euros, ou 6,3% das receitas. Embora estes sejam resultados positivos, a margem está muito longe de alguns de seus pares ocidentais. Enquanto a BYD fez 1.600 euros por unidade vendida em 2023, um grupo como Stellantis ganhou 2 mil euros a mais por unidade (3.624 euros, em média). GWM é outro exemplo: sua margem caiu de 4,8% em 2022 para 1,6% no ano passado.

Nessa conta, a Ferrari ganhou 117.927 euros por unidade comerciali­zada, 5,2 vezes maior que a Porsche, 14 vezes a JLR, 16 vezes o BMW Group, 105 vezes a Ford e 415 vezes a GWM.

 ?? FOTOS: DIVULGAÇÃO ?? A Ferrari manteve a supremacia como marca mais rentável
FOTOS: DIVULGAÇÃO A Ferrari manteve a supremacia como marca mais rentável
 ?? ?? O911éo automóvel de maior rentabilid­ade da Porsche
O911éo automóvel de maior rentabilid­ade da Porsche
 ?? ?? Entre as marcas avaliadas, a GWM é a que tem menor lucrativid­ade por unidade
Entre as marcas avaliadas, a GWM é a que tem menor lucrativid­ade por unidade
 ?? ?? A JLR melhorou seus resultados em relação a 2022
A JLR melhorou seus resultados em relação a 2022
 ?? ?? A americana Tesla cresceu, mas seu lucro foi reduzido
A americana Tesla cresceu, mas seu lucro foi reduzido
 ?? ?? A Toyota liderou as vendas de veículos ano passado
A Toyota liderou as vendas de veículos ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil