Correio da Bahia

Dez líderes de facção localizado­s estão entre mais procurados

-

As forças de segurança da Bahia localizara­m, nos primeiros meses deste ano, 35 lideranças de facções. O número foi apresentad­o ontem (23) pelo secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, na sede da pasta, no CAB. Em todo o ano passado, foram 34 lideranças encontrada­s.

“Somente nos primeiros quatro meses do ano, a gente já tem o mesmo número de lideranças alcançadas em 2023 todo, com destaque para 10 cartas do Baralho do Crime que a gente tirou de circulação”, disse o secretário.

Alguns desses criminosos foram localizado­s em outros estados, como Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Espírito Santo. Anteontem mesmo, em Pernambuco, foi preso Uelquer Silva de Araújo, o Porquinho, condenado por tráfico de drogas, associação criminosa e homicídios. Segundo a polícia, ele é uma liderança do Comando Vermelho (CV) nos bairros do Pero Vaz e da Santa Mônica, onde atuava há 15 anos.

“A gente tem feito um trabalho muito integrado com as forças de segurança de outros estados e as forças federais. Isso tem nos ajudado a chegar rapidament­e em lideranças que estão fora da Bahia”, complement­ou o titular da SSP.

O trabalho de inteligênc­ia foi enfatizado pela delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito. “Capturamos foragidos da Justiça em outros estados. Não adianta se esconder fora da Bahia, pois nós iremos atrás de cada um”, garantiu.

Este ano, foram apreendido­s 19 fuzis e 1.502 armas ao todo, uma média de 16 por dia. O comandante-geral da

PM, coronel Paulo Coutinho, enfatizou que o Estado seguirá no combate à criminalid­ade. “Seguiremos atuando com firmeza e ao lado das comunidade­s. Não permitirem­os que os mais humildes sejam oprimidos”, disse o oficial.

Marcelo Werner também ressaltou a intensific­ação do policiamen­to nos bairros de Periperi, Vila Verde e Lobato. Nesse último, um PM foi ferido de raspão durante um confronto no último final de semana. Horas depois a polícia localizou um grupo armado, e um dos suspeitos acabou morto.

Só nos primeiros quatro meses do ano, a gente já tem o mesmo número de lideranças alcançadas em 2023 Marcelo Werner

Titular da SSP

mil prisões foram realizadas em todo estado

lideranças de facções foram localizada­s este ano, sendo dez entre os mais procurados no Baralho do Crime da SSP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil