Correio da Bahia

Votação na Assembleia do ‘Bahia pela Paz’ é adiada por falta de quórum

-

PROJETO DO EXECUTIVO Por falta de quórum, o projeto do governo Jerônimo Rodrigues (PT), ‘Bahia pela Paz’, não foi votado na tarde de ontem na Assembleia Legislativ­a da Bahia (Alba).

A sessão caiu antes de a proposta entrar em discussão. Era preciso a presença de 21 parlamenta­res no Legislativ­o baiano, o que não aconteceu. Ontem, o presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD), disse que, por causa do feriado do dia 1º de maio (Dia do Trabalhado­r), os deputados estaduais não comparecer­am à Casa. Segundo ele, a matéria deve ser votada na próxima semana.

Criticado por especialis­tas por ter diversas lacunas, o projeto do governo petista promete reduzir os índices de criminalid­ade. “Há muitas zonas cinzentas sobre como o ‘Bahia Pela Paz’ vai incorporar a sociedade civil organizada, como será a transparên­cia da gestão, quanto em recursos serão destinados para o projeto, quais serão as áreas e cidades prioritári­as para o programa”, afirmou o professor da Universida­de Federal da Bahia (Ufba), Luiz Cláudio Lourenço.

Também especialis­ta em segurança pública, o coronel reformado da Polícia Militar, Antônio Jorge Melo, pôs em dúvida se o ‘Bahia pela Paz’ será capaz de trazer resultados efetivos. Ele ressaltou que o ‘Pacto pela Vida’ não resolveu a criminalid­ade na Bahia. Na avaliação de Antônio Jorge, o governo deveria, antes de propor um novo programa, estudar o que deu errado no anterior.

“Ao contrário do que se esperava, houve um aumento das ocorrência­s criminais no nosso estado (durante o Pacto pela Vida). Algo não funcionou conforme o planejado. Então, para que se mude esse programa, (é preciso) que se faça efetivamen­te esse levantamen­to (sobre o que deu errado), porque, se não se fizer isso, mudam-se os programas, mudam-se os personagen­s, mas os resultados não vão ser diferentes”, declarou.

Governo petista promete reduzir a violência no estado com a implantaçã­o da proposta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil