Correio da Bahia

Pesquisa Faculdade de Medicina inaugura centro de estudos dedicado a analisar doenças que afetam população não-branca da Bahia

- Larissa Almeida* REPORTAGEM larissa.almeida@redebahia.com.br *ORIENTADA PELA SUBEDITORA AMANDA PALMA

Um espaço para pesquisa dedicado a estudar a saúde das populações negra e indígena da Bahia. Assim é o Centro Internacio­nal de Estudo e Pesquisa da Saúde da População Negra e Indígena (CIEPNI), inaugurado ontem pela Faculdade de Medicina da Universida­de Federal da Bahia (FMB/Ufba). O evento inaugural aconteceu na sua sede da FMB, no Terreiro de Jesus.

A iniciativa é a primeira do estado e tem o objetivo de expandir os estudos e pesquisas em saúde voltados para essas duas populações, bem como para as comunidade­s tradiciona­is, incluindo os quilombola­s. Na sessão inaugural, entidades representa­tivas da medicina baiana, representa­ntes universitá­rios e políticos discutiram as possibilid­ades do novo centro.

Antônio Alberto Lopes, diretor da FMB, sempre esteve envolvido em pesquisas sobre a saúde das pessoas negras e disse que não poderia restringir o centro a somente um grupo étnico, de forma que a intenção é deixar um legado diverso.

“Não só é importante trazer os estudos, pesquisas e aglutinar pessoas em prol disso, mas criar uma nova geração de negros e indígenas para se tornarem protagonis­ta da sociedade. Nós vamos ter mais pesquisado­res negros e indígenas, e essa é a função do centro também”, enfatizou.

No primeiro momento, o CIEPNI vai integrar pesquisas sobre a saúde das populações negra e tradiciona­l que já existem na Ufba, de modo a desenvolvê-las sob perspectiv­as multidisci­plinares, com pesquisado­res de todo o Brasil e de fora do país. A partir daí, o intuito é produzir resultados e dados que, futurament­e, possam servir de base para a elaboração de políticas públicas.

Reitor da Ufba, o professor Paulo César Miguez esteve presente no evento e exaltou a proposta do projeto. “A Faculdade de Medicina, uma vez mais, se apresenta diante de desafios importante­s do nosso estado e da nossa sociedade. Eu tenho absoluta certeza do sucesso que alcançará o trabalho que será desenvolvi­do por esse centro”.

Vanessa Pataxó, mestranda de Medicina da Ufba, acredita que o centro vai ocupar um lugar importante na produção conjunta de conhecimen­to sobre as populações que protagoniz­am esses estudos. “Nós produzimos ciência dentro das comunidade­s, mas ainda não têm espaço dentro da universida­de para isso. É uma pauta muito importante aliada à construção coletiva, que tem a participaç­ão ativa dos nossos povos, dos nossos pensamento­s, das nossas formas de ver e fazer”.

Além dos grupos de pesquisa, serão feitos seminários, palestras e congressos a partir dos estudos do CIEPNI, com o objetivo de democratiz­ar o conhecimen­to científico.

Centro prevê premiação das melhores dissertaçõ­es tendo como temática a saúde das populações negra e indígena

 ?? ARISSON MARINHO ?? Evento de ontem marcou o início dos trabalhos no novo centro de pesquisa
ARISSON MARINHO Evento de ontem marcou o início dos trabalhos no novo centro de pesquisa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil