Estado de Minas (Brazil)

“MARTE UM” FAZ CAMPANHA PARA CHEGAR ATÉ O OSCAR

Gabriel Martins luta para que Viola Davis, Spike Lee e Jordan Peele sejam “embaixador­es” do longa nos EUA. Palácio das Artes abriu sessão extra, com entrada franca, nesta quinta-feira

- MARIANA LAGE* E LUCAS LANNA RESENDE

Representa­nte brasileiro na briga por uma vaga no Oscar 2023, o longametra­gem mineiro “Marte Um” vem sendo exibido em sessões lotadas, com entrada franca, em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (29/9), ele estará em cartaz no Grande Teatro do Palácio das Artes. Ingressos para os 1,7 mil lugares acabaram em menos de 10 minutos, na terça-feira.

Haverá sessão extra gratuita no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, às 20h de hoje, com distribuiç­ão de entradas a partir das 18h. A sala tem 129 lugares.

“É importante a gente ocupar esse lugar, mostrar que o teatro é do povo”, diz Gabriel Martins, diretor do longa. “É uma alegria imensa apresentar o filme em mais uma sessão lotada. ‘Marte Um’ está chegando a lugares inimagináv­eis.”

POLÍTICOS Na terça-feira (27/9), houve duas sessões no Cine Santa Tereza, na Região Leste de BH. Estavam presentes o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), a deputada federal Áurea Carolina (PSOL) e Manuela d'Ávila, da equipe de campanha de Alexandre Kalil (PSD), candidato ao governo de Minas.

O longa também foi exibido gratuitame­nte na 16ª Mostra Internacio­nal Cine BH e na 2ª Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte. De acordo com a produtora Filmes de Plástico, ele já atraiu cerca de 50 mil espectador­es no país, nas últimas cinco semanas. Em BH, está em cartaz no circuito comercial.

A batalha para chegar à cerimônia do Oscar, em março, será longa. Em 21 de dezembro, a Academia de Artes e Ciências Cinematogr­áficas divulgará a lista prévia de selecionad­os. O anúncio dos indicados ao prêmio de Melhor filme internacio­nal ocorrerá em 24 de janeiro.

Gabriel Martins contou ao Podcast Divirta-se, do Portal Uai, que a luta é grande para divulgar o longa junto aos membros da Academia. A atriz Viola Davis, o cineasta Spike Lee e o ator, diretor e roteirista Jordan Peele são alguns dos nomes de peso de Hollywood que o diretor tem procurado.

“Há filmes com produtoras muito maiores do que a nossa com muito mais dinheiro para fazer campanha”, disse Gabriel. Campanhas para “Marte Um” não faltam no Brasil, explicou. O que falta é conseguir pontes com os EUA.

“Tem muita gente ajudando aqui. Prefeitura­s, governos e o grupo Ânima. (Todos) empenhados de maneira muito carinhosa, querendo trazer esse Oscar. Mas a gente tem de pegar esses recursos todos, chegar lá e conseguir empregálos em figuras que possam ser embaixador­as do filme, como Viola Davis, Spike Lee, Jordan Peele e várias outras pessoas com quem a gente está procurando fazer contato”, revelou.

De acordo com ele, Viola Davis já sinalizou positivame­nte. Em jantar realizado na casa dos atores Lázaro Ramos e Taís Araújo, no Rio de Janeiro, foi feito contato com a atriz.

“O Julius, marido da Viola, me convidou para ir à casa deles quando eu estiver lá (nos EUA). Quero muito que sejam parceiros, porque a gente precisa de figuras assim para levar o ‘Marte Um’ e ter alguma chance”, disse Martins.

O diretor se refere a Julius Tennon, produtor associado de “Mulher rei”, filme estrelado por Viola, que veio ao Brasil divulgar o longa.

Escrita e dirigida por Gabriel Martins, a produção da Filmes de Plástico, criada em Contagem e hoje sediada em Belo Horizonte, foi viabilizad­a por edital de ação afirmativa de baixo orçamento lançado em 2016. Rodado em Contagem, Belo Horizonte e Nova Lima, o longa tem equipe e elenco majoritari­amente formados por técnicos e artistas pretos. O filme foi rodado com cerca de R$ 1,2 milhão.

FAMÍLIA BRASILEIRA Na trama, a família Martins, moradora da periferia de Belo Horizonte, luta para sobreviver e manter a esperança no futuro.

A mãe, a diarista Tércia (Rejane Faria), cuida da casa enquanto passa por crises de angústia. O pai, Wellington (Carlos Francisco), é cruzeirens­e fanático e quer ver o filho jogador de futebol profission­al. A primogênit­a Eunice (Camilla Damião) tem novo amor, mas teme assumi-lo para a família. E Deivinho (Cícero Lucas), o caçula, não quer desapontar o pai. Deseja se tornar astrofísic­o, em vez de craque da bola, e sonha em participar de missão espacial em Marte.

 ?? EMBAÚBA FILMES/DIVULGAÇÃO ?? Rejane Faria é Tércia, a matriarca de “Marte Um”, que será exibido gratuitame­nte em dois espaços do Palácio das Artes
EMBAÚBA FILMES/DIVULGAÇÃO Rejane Faria é Tércia, a matriarca de “Marte Um”, que será exibido gratuitame­nte em dois espaços do Palácio das Artes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil