Estado de Minas (Brazil)

Senado: Silveira avança e empata com Cleitinho

- ENCERRAMEN­TO

A última pesquisa Ipec, divulgada ontem, aponta chance de segundo turno entre o atual governador, Romeu Zema (Novo), e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) na corrida ao Palácio Tiradentes. O candidato à reeleição tem 50% dos votos válidos, contra 42% do seu principal oponente. Para ser eleito em primeiro turno, é preciso ter 50% dos votos válidos mais um.

Nos votos válidos, Kalil cresceu três pontos em relação ao levantamen­to anterior, de 27 de setembro. À época, ele aparecia com 39%. Houve queda de 4,7 pontos na diferença entre Zema e Kalil.

Nas intenções de voto referentes aos votos totais, consideran­do, também, brancos, nulos e indecisos, Zema tem 44%, ante 37% do segundo colocado no levantamen­to. Caso não haja uma definição hoje, o segundo turno ocorrerá em 30 de outubro.

Candidato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao governo de Minas nestas eleições, Kalil encerrou ontem a campanha de primeiro turno com uma carreata por Contagem, na Região Metropolit­ana de Belo Horizonte, com a participaç­ão do senador Alexandre Silveira (PSD), que concorre à reeleição. O ato teve início às 9h, com trajeto da rotatória da Avenida dos Retirantes, no Bairro Retiro, até a feirinha do Bairro Nova Contagem A. André Quintão (PT), candidato a vice-governador, e Marília Campos (PT), prefeita de Contagem, entre outros candidatos ao Legislativ­o, também participar­am.

O ex-prefeito de Belo Horizonte elogiou a campanha que realizou mirando o governo de Minas. Em março deste ano, Kalil renunciou ao cargo no Executivo da capital mineira para disputar

Com poucos, mas bons companheir­os do meu lado, fizemos uma campanha digna, limpa, mostrando o que fizemos em Belo Horizonte e o que nós podemos levar para Minas Gerais”

■ Alexandre Kalil, candidato ao governo de Minas pelo PSD, na foto com a prefeita de Contagem, Marília Campos, e o senador Alexandre Silveira (PSD), que disputa a reeleição, em carreata na cidade da Grande BH

o pleito de hoje.

"Acho que foi uma campanha muito legal. Com poucos, mas bons companheir­os do meu lado, fizemos uma campanha digna, limpa, mostrando o que fizemos em Belo Horizonte e o que

nós podemos levar para Minas Gerais. Divertida e alegre. Eu não esperava que na minha idade eu fosse conhecer tanta coisa nova e tanta coisa triste", afirmou exprefeito de Belo Horizonte.

Alexandre Kalil também lamentou as críticas ao ex-presidente Lula, candidato à Presidênci­a da República. "Estou muito tranquilo, acho que está vindo uma onda muito boa, muito legal. Acho que fizeram mal em denegrir, esculhamba­r o presidente Lula. Fizeram mal porque vão precisar dele, o presidente Lula vai ser o próximo presidente da República e, provavelme­nte, domingo (hoje), isso já está definido", completou.

No fim do ato, Kalil desceu da caminhonet­e em que estava e cumpriment­ou eleitores. Ele deve votar, pela manhã, no Colégio Estadual Central, Região Central da capital. Depois, segue para casa e, próximo ao fim da votação, a expectativ­a é de que o candidato siga para o comitê de campanha, também em BH.

O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) e o senador Alexandre Silveira (PSD) estão empatados, com 33% dos votos válidos pelo Senado por Minas Gerais. Foi o que apontou a pesquisa Ipec, ex-Ibope, divulgada ontem.

No levantamen­to anterior, do último dia 27, Cleitinho, o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), estava com 34% dos votos válidos. Já Alexandre Silveira, apoiado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 31%.

Em terceiro e quarto lugares, respectiva­mente, aparecem Marcelo Aro (PP), com 20% (18% na pesquisa anterior) e Sara Azevedo (Psol), com 5% dos votos válidos (4% na pesquisa anterior).

Também divulgada ontem, a pesquisa Datafolha mostrou uma queda de Cleitinho nos votos válidos. O candidato do PSC tem 36% dos votos válidos na disputa. Em segundo lugar, Alexandre Silveira aparece com 31%.

No levantamen­to anterior do Datafolha, divulgado em 29 de setembro, Cleitinho tinha 40% dos votos válidos, contra 27% de Silveira. Houve, portanto, queda de quatro pontos no índice do deputado e cresciment­o de quatro no percentual do pessedista. A margem de erro do levantamen­to de ontem é de 2 pontos percentuai­s. Na sondagem passada, a margem de erro era de 3 pontos.

O deputado federal Marcelo Aro (PP) é o terceiro colocado e apareceu com 17% ontem. No levantamen­to anterior, ele tinha 19%.

 ?? FOTOS GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS ??
FOTOS GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS
 ?? ?? Candidato ao Senado por Minas Gerais, Cleitinho (PSC) tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro
Candidato ao Senado por Minas Gerais, Cleitinho (PSC) tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil