Estado de Minas (Brazil)

Presidente vence em 7 cidades-polo

- BRUNO LUIS BARROS

Apesar de Luiz Inácio Lula da Silva ter ficado em primeiro lugar neste primeiro turno das eleições presidenci­ais em Minas Gerais, o petista, dessa vez, não repetiu o feito de 2002, quanto teve no primeiro e segundo turnos a maior pontuação nas dez cidades-polo do estado. Principal oponente dele,

Jair Bolsonaro (PL), ontem, levou a melhor em sete desses municípios.

O candidato à reeleição teve mais votos em Divinópoli­s, Governador Valadares, Ipatinga, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba e Uberlândia. Lula, por sua vez, neste pleito, venceu em Juiz de Fora, Montes Claros e Teófilo Otoni.

Mas mesmo tendo a preferênci­a da maioria do eleitorado, Bolsonaro não conseguiu, nesses municípios, os mesmos resultados expressivo­s conquistad­os em 2018, quando chegou ao principal cargo político do país.

Professor do Departamen­to de Ciência Política da Universida­de Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do Observatór­io das Eleições, Carlos Ranulfo

já havia previsto, em entrevista ao Estado de Minas no último domingo, que a tendência era que os “10 a 0” a favor de Bolsonaro e de Lula, vistos em 2018 e 2002, respectiva­mente, não se repetiriam este ano.

“Esta eleição é completame­nte diferente da de 2018. Lula deve ganhar, mas sem levar tudo. Bolsonaro tem uma chance de apertar o jogo levando regiões que historicam­ente não votam no PT, em especial o Sul do estado”, afirmou, na ocasião. De fato, Bolsonaro em 2022 levou a melhor em duas cidadespol­o do Sul de Minas: Poços de Caldas (51,42%) e Pouso Alegre(51,9%). Nessas localidade­s, o candidato petista teve, respectiva­mente, 38,72% e 38,04%.

Vale lembrar que não é por acaso que Lula e Bolsonaro tenham colocado cidades mineiras na rota de atos de campanha pela corrida ao Planalto. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais apresentou, conforme dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um cresciment­o de 2,25% do eleitorado, passando a ter 16,2 milhões de pessoas aptas a votar. Em primeiro lugar está o estado de São Paulo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil