Estado de Minas (Brazil)

Duda é a primeira trans eleita para a Câmara

- MÁRCIA MARIA CRUZ

Duda Salabert (PDT) é a primeira transexual eleita para a Câmara dos Deputados – ao lado de Erika Hilton (Psol/SP) e Roybeyoncé (Psol/ PE) –, com terceira maior votação em Minas, mais de 208 mil votos. O diálogo com o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) e o prefeito Fuad Noman (PSD), a mobilizaçã­o em favor da Serra do Curral e leis em defesa das mulheres e de pessoas trans marcaram a atuação de Duda na Câmara Municipal de BH.

Ontem, votou de colete à prova de balas, uma exigência da escolta de Duda, que recebeu nove ameaças de mortes durante a campanha. À frente da ong Transvest, conquistou o auxílio a 90 travestis e demais transgêner­os que exercem trabalho sexual, no valor de R$ 100. Também ajudou a fundar a primeira casa de acolhiment­o para pessoas trans em situação de rua e fundou o Transvet. Antes de ser vereadora, Duda atuou por por 20 anos na educação, sendo 15 deles como professora de literatura no Colégio Bernoulli. A entrada na política ocorreu em 2016. “Decidi entrar depois do golpe contra a presidente Dilma Rousseff. Entendi que haveria a partir da cisão democrátic­a um esvaziamen­to do campo democrátic­o e seria necessário estar na política contra a classe trabalhado­ra que viria”, avaliou.

Em 2020, foi eleita vereadora com 37 mil votos, recorde na história de BH, e trabalhou para ser muito bem votada na disputa para a Câmara dos Deputados. “Não basta só eleger. Temos que ser bem votadas para chegarmos com capital político, que nos dê possibilid­ade de pautar nossos projetos com maior chance de aprovação”.

Atuou em conjunto com a gestão de Kalil na construção da lei que garantiu a distribuiç­ão de absorvente­s nas escolas. A defesa do meio ambiente foi a frente de atuação que a projetou. Tornou-se uma das principais opositoras à autorizaçã­o dada pelo governo de Minas à Tamisa para minerar na Serra do Curral.“A SerradoCur­ral tersetorna­do um assunto não só nacional como internacio­nal se deve muito à nossa luta para o tombamento da serra”, argumenta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil