Estado de Minas (Brazil)

Protesto do lado de fora

-

Na porta da Câmara Municipal, membros do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e movimentos pelo direito à moradia e em defesa do meio ambiente protestara­m contra alterações no Plano Diretor antes da primeira reunião do ano. O tema também foi trazido à tona por vereadores durante a sessão no Plenário Amynthas de Barros. Os manifestan­tes pedem que não seja aprovado um pacote de medidas que, entre outros efeitos, determina o adiamento da necessidad­e de pagamento de outorga onerosa por construtor­as que pretendem construir áreas superiores ao permitido pela legislação.

Segundo os movimentos e parlamenta­res que se opõem ao projeto, a ideia foi articulada pelo presidente da Câmara, Gabriel Azevedo, o vereador Bráulio Lara (Novo) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O Plano Diretor da capital foi aprovado em 2019 e todos os seus instrument­os e parâmetros entrariam em vigor em fevereiro deste ano. As outorgas onerosas, reclamadas pelos protestant­es, é um mecanismo que prevê que construtor­as que desejam extrapolar os limites determinad­os no plano devem pagar ao município um valor que é destinado a moradias populares, urbanizaçã­o de vilas e favelas e melhorias nos bairros.

NOVIDADE A primeira reunião do ano foi precedida pelo descerrame­nto do mural “Belo Horizonte: Do século 18 ao século 21”, da artista Yara Tupynambá, que estava presente no Plenário Amynthas de Barros. A obra da mineira de Montes Claros é dividida em dois módulos, que retratam momentos simbólicos para a história de Belo Horizonte, da chegada dos bandeirant­es, o estabeleci­mento de imigrantes na capital, a atuação de movimentos populares e de políticos na cidade.

Segundo o presidente da Câmara, mais obras serão expostas nos salões da Casa a partir de análise e tratamento do acervo do Palácio Francisco Bicalho, onde funciona o Legislativ­o municipal.

 ?? TÚLIO SANTOS/EM/D.A PRESS ?? No início do ano legislativ­o com novos vereadores, o embate polarizado marcou a primeira sessão no plenário
TÚLIO SANTOS/EM/D.A PRESS No início do ano legislativ­o com novos vereadores, o embate polarizado marcou a primeira sessão no plenário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil