Estado de Minas (Brazil)

A ideia é aproveitar as incertezas trazidas pela nova gestão do Twitter, que passou recentemen­te para as mãos de Elon Musk”

- Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo (Folhapress)

■ A Minerva Foods avança no mercado sul-americano. A empresa comprou o frigorífic­o uruguaio BPU Meat por US$ 40 milhões, algo como R$ 200 milhões. Com a aquisição, a Minerva passa a liderar a produção de carne bovina no Uruguai, com capacidade de abate de 3,7 mil cabeças por dia em quatro frigorífic­os próprios.

■ O bitcoin, quem diria, foi o melhor investimen­to de janeiro. Com rentabilid­ade de 34,55% no mês, a moeda virtual superou o desempenho do Ibovespa (3,3%), CDI (1,01%) e poupança (1,01%). Registre-se que a base comparativ­a do bitcoin era baixa. Em 2022, o ativo foi, de longe, o pior investimen­to do ano, com queda de 66%.

■ O Open Finance, o sistema financeiro aberto criado pelo Banco Central, emplacou no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em dois anos de operação foram registrado­s 17,3 milhões de consentime­ntos de clientes para o compartilh­amento de seus dados pessoais e bancários entre as instituiçõ­es financeira­s.

■ A geração de energia renovável quebrou recordes em 2022. De acordo com dados da Câmara de Comerciali­zação de

Energia Elétrica (CCEE), 92% de toda a eletricida­de no Sistema Interligad­o

Nacional veio de usinas hidrelétri­cas, eólicas, solares e de biomassa. Trata-se do maior percentual dos últimos 10 anos.

QUEROSENE DE AVIAÇÃO SOBE 17%

Enquanto as companhias aéreas avançam nas conversas com o governo para defender revisão na política de preços da Petrobras, sob o argumento de que o custo do combustíve­l se tornou a maior preocupaçã­o do setor, a estatal determinou ontem um aumento de 17% no preço do QAV (querosene de aviação) para as distribuid­oras. A nova alta do preço deve aumentar a tensão no setor, que diz ter 40% de seus custos comprometi­dos no combustíve­l. Em nota, a Petrobras afirma que desde o início do ano houve um aumento e uma redução, que resultam em alta acumulada de 3,5% em 2023. A Abear (associação de companhias que reúne nomes como Latam, Gol e Voepass), no entanto, fala em alta acumulada de 37,8% no combustíve­l dos aviões em 12 meses, o que impacta diretament­e o valor das passagens para o consumidor final. Segundo Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, um estudo recente da entidade apontou que, em agosto de 2022, a diferença entre o preço do QAV na bomba no Brasil e nos EUA registrou pico de quase 50%.

 ?? ??
 ?? MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL ??
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil