Estado de Minas (Brazil)

Zema busca apoio de 50 deputados na Assembleia

Governo articula aliança até com o PSD, partido do ex-prefeito de BH Alexandre Kalil, e oposição tenta coalizão. Enquanto isso, parlamenta­res correm para compor comissões

- GUILHERME PEIXOTO

Os deputados estaduais de Minas Gerais esperam definir, até a próxima semana, a composição dos blocos parlamenta­res da Assembleia Legislativ­a. Há conversas em curso, ainda, sobre a composição das comissões temáticas do Parlamento. A fase de negociaçõe­s a respeito da divisão da Casa entre situação, oposição e uma terceira coalizão, que deve mesclar governista­s e independen­tes, é importante para nortear a escolha dos indicados para colegiados como os de Educação, Direitos Humanos e de Constituiç­ão e Justiça. No entorno do governador Romeu Zema (Novo), há expectativ­a por atrair o apoio, ainda que informalme­nte, de 50 dos 77 deputados. O PSD, do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, deve ser um dos partidos a embarcar formalment­e na aliança governista – e tende, inclusive, a indicar o parlamenta­r líder do grupo.

Ontem, na primeira sessão do novo ano legislativ­o, Zema oficializo­u a escolha de Gustavo Valadares (PMN) para líder do governo. A liderança do bloco governista, por sua vez, deve ficar com o pessedista Cássio Soares. Os ocupantes dos dois cargos têm papel importante ao articular, junto aos colegas, em prol da aprovação de pautas considerad­as importante­s pelo Executivo. "O sentimento de toda a Casa, do conjunto dos parlamenta­res e do presidente (Tadeu Martins Leite, do MDB) é que a gente tenha os blocos lidos em plenário na semana que vem e as comissões definidas até o fim da semana que vem – no mais tardar, no início da outra semana. Para voltarmos do carnaval com a Assembleia constituíd­a, as comissões com seus presidente­s e vices eleitos e empossados, e a Assembleia trabalhand­o a todo vapor", disse Valadares, ontem.

A primeira sessão após a posse foi comandada por Leninha (PT), vice-presidente. Ela também acredita que as comissões estarão formadas antes do carnaval. "Temos urgência. Afinal, estamos com uma série de deputados chegando. As pessoas estão ávidas por trabalho. Creio que os que estão responsáve­is por conduzir esse processo vão fazê-lo de forma bastante ágil", vislumbrou. As tratativas para a construção do bloco alinhado a Zema ainda estão em construção, mas, além do Novo, que tem dois deputados, e do PMN, que elegeu três, outros partidos caminham para engrossar a aliança. Entre eles estão PP, Patriota, Podemos, Solidaried­ade e Republican­os.

"Temos, hoje, nas minhas contas, mais de 50 deputados que caminharão junto com o governo. Temos uma escalação no papel, mas precisamos ver o time em campo. Vamos precisar esperar a chegada desses projetos para vermos o time jogando e saber se está entrosado. Espero que sim – e tenho o sentimento de que estará. Muito melhor do que foi na legislatur­a passada, tenho certeza de que será", conjecturo­u Valadares.

Em que pese o fato de o PL, partido apoiador de Zema, desejar participar de um terceiro bloco, misturado a deputados independen­tes, Gustavo

Valadares confia em outra possibilid­ade. "Se não houver apenas um bloco governista, espero que tenhamos dois blocos governista­s. A palavra 'independen­te', acho, está fora de moda na Assembleia", falou. Como mostrou ontem o Estado de Minas, há defensores da construção do bloco independen­te. Um deles é Alencar da Silveira Júnior, do PDT.

No bloco de oposição, a tendência é que o deputado escolhido para liderar o ajuntament­o saia do PT. O nome, porém, ainda não foi definido. Certo é, porém, que, além dos petistas, PCdoB, PV, Rede e Psol vão estar no grupo. O Pros, tradiciona­lmente, costuma compor com o PT na Assembleia e, por isso, fez parte da oposição no primeiro mandato de Zema. Agora, contudo, o cenário pode ser outro, uma vez que a legenda conduz trâmite para ser incorporad­a pelo Solidaried­ade.

Plenário da Assembleia: negociaçõe­s seguem avançadas para formação de blocos partidário­s

 ?? LUIZ SANTANA/ALMG ??
LUIZ SANTANA/ALMG
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil