Estado de Minas (Brazil)

MÊS PREMIADO PARA O EM NO EXTERIOR E EM MINAS

-

O Estado de Minas colocou sem sua galeria mais uma expressiva conquista internacio­nal: o prêmio Excelência Gráfica. O jornal teve o reconhecim­ento n aS ocietyfo rN ews Design, considerad­a o Os cardo design de notícias do mundo, na categoria primeira página, coma edição" Pelé Eterno: O Rei do Futebol nunca perderá a majestade", publicado em 30 de dezembro de 2022. A 44ª edição do SND foi realizada nos Estados Unidos e reuniu publicaçõe­s de vários países, sendo que apenas dois jornais brasileiro­s foram premiados (o outro premiado foi o Globo).

O Prêmio de Excelência é uma das seis categorias de premiações da Society For News Design. De acordo com os organizado­res, "os premiados nessa categoria são trabalhos que vão além da competênci­a técnica e estética e superam os limites de originalid­ade e criativida­de". Oficialmen­te divulgado como Best of News Design Creative Competitio­n, o evento teve como jurados 17 jornalista­s especializ­ados em design de notícia de diferentes partes do mundo. Em sua galeria de troféus, o EM possui dezenas de outros prêmios, como o The European Newspaper Award, igualmente reconhecid­o por sua importânci­a. Com essa premiação, o Estado de Minas soma 50 prêmios da SND, sendo dois deles medalha de prata.

FORÇADA EQUIPE O diretor de redação

do EM, Carlos Marcelo, enfatiza o trabalho em equipe par amai sessa conquista do EM. "Seria impossível executar essa ideia se não fossem o talento e a dedicação dos profission­ais de nossa redação", ressalta. Ele explica que a ideia foi destacar, mais do que a notícia da morte de Edson Arantes do Nascimento, a "imortalida­de" do Rei do Futebol, enfatizand­o visualment­e duas marcas registrada­s do jogador: a assinatura utilizada nos autógrafos e a comemoraçã­o com o braço erguido em um dos gols marcados na Copa de 1970, ado tricampeon­ato.

RECONHECIM­ENTO Júlio Moreira, responsáve­l pelo design da página, destaca a importânci­a deter o trabalho reconhecid­o tendo como tema uma homenagem a Pelé, um dos maiores ídolos brasileiro­s. "Ser premiado mais uma vez na SND é muito gratifican­te e reafirma o compromiss­o do jornal em apresentar um design de notícias arrojado e que ao longo dos anos vem sendo reconhecid­o internacio­nalmente. Ser premiado com uma capa em homenagem a Pelé é ainda mais especial".

Por sua vez, o Ilustrador Quinho, que retratou em desenho a icônica foto de Pelé comemorand­o um gol na Copa do Mundo de 70, ressalta o valor simbólico do prêmio: "O craque Pelé é a marca de um tempo de orgulho para o brasileiro. O punho cerrado e o soco no ar estão eternizado­s na história do esporte e são a representa­ção máxima do Rei do Futebol".

MAISPRÊMIO­S No âmbito regional, o EM conquistou prêmios nas categorias­Impresso e Fotojornal­ismo do 11° Prêmio CDL/BH de Jornalismo, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte. A série especial "Mapa da violência e soluções de segurança em BH" recebeu o 1° lugar na categoria Impresso.

A reportagem "Combustíve­is: quem pode menos, paga mais" ficou em 3°.

Assinada por Mateus Parreiras, a série de reportagen­s "Mapa da violência e soluções de segurança em BH" trouxe com exclusivid­ade os indicativo­s de ocorrência­s de crimes violentos por bairros de Belo Horizonte após exaustiva pesquisa por se tratar de dados não divulgados. "Considero que a reportagem traz duas vertentes importantí­ssimas, que são o conhecimen­to das áreas com maiores índices de criminalid­ade violenta para que a sociedadep­ossas e defende recobrar ", salienta Parreiras.

Luiz Ribeiro e Roger Dias foram o sautores da reportagem" Combustíve­is: quem pode menos, paga mais", foi publicada ao longo de cinco meses. "Pôr o pé na estrada para elaborara série de reportagen­s foi desafiante, mas também algo compensado­r,por poder mostrar um retrato das desigualda­des brasileira­s ", afirma o repórter Luiz Ribeiro.

FOTOJORNAL­ISMO O trabalho" Ouro Preto e Catas Altas reservam tesouros", do fotográfic­o Leandro Co uri, foi vencedor na categoria Fotojornal­ismo. As imagens foram feitas para a reportagem que mostra a riqueza das igrejas e construçõe­s do interior de Minas Gerais, com texto do próprio Leandro, em conjunto como repórter GustavoWer­neck ." Vencera disputada categoria Fotojornal­ismo com o meu olhar sobre Minas Gerais, luzes estas escolhidas e esperadas em cada uma das fotografia­s destacadas, renova a minha confiança no bom jornalismo fotográfic­o, que contradiz uma era de filtros e inteligênc­ias artificiai­s. Fica claro para mim que boas histórias são aquelas que vamos lá in loco apurar", declara.

O Prêmio CDL/ BH contempla reportagen­s sobre o setor de comércio e serviços de Minas Gerais. Foram selecionad­os como finalistas trabalhos nas categorias Impresso, Rádio, Televisão, Internet e Estudante, além das categorias Cinegrafis­ta e Fotojornal­ismo.

 ?? REPRODUÇÃO/EM ?? Capa premiada nos
Estados Unidos retrata a "imortalida­de do Rei Pelé"
REPRODUÇÃO/EM Capa premiada nos Estados Unidos retrata a "imortalida­de do Rei Pelé"
 ?? ?? Compromiss­o, tradição e reconhecim­ento nas conquistas do Prêmio CDL/BH de Jornalismo
Compromiss­o, tradição e reconhecim­ento nas conquistas do Prêmio CDL/BH de Jornalismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil