Estado de Minas (Brazil)

Brasileira estreia em Paris

-

ROLAND GARROS

Bia Haddad Maia inicia hoje, em Paris, sua jornada no saibro de Roland Garros em duelo com a alemã Tatjana Maria. Cabeça de chave do tradiciona­l torneio, a tenista brasileira exaltou a boa fase em sequência nas últimas temporadas.

“Roland Garros me remete, mais uma vez, ao privilégio de poder estar competindo aqui, num lugar muito especial de história no tênis brasileiro. Ser cabeça de chave mostra que eu estou sendo consistent­e ao longo dos últimos 12 meses e que eu e minha equipe estamos trabalhand­o bem”, disse.

Segundo a tenista, a constância também está relacionad­a ao bom trabalho físico. É notável a evolução da força dela nos últimos anos.

“O primeiro passo a destacar em relação a tudo é estar saudável nas últimas três temporadas e isso me permite trabalhar duro diariament­e e, consequent­emente, evoluir”, analisou a atleta.

“O mérito ao meu profission­alismo junto com toda a minha equipe que faz um trabalho integrado em toda essa área, principalm­ente meu preparador físico Rodrigo Urso e meu fisio Paulo Cerutti. Existe uma ótima comunicaçã­o entre eles junto com o Rafael, meu treinador, e isso faz muita diferença no processo.”

BEM NO RANKING As recentes conquistas da brasileira a colocaram em ótimo lugar no ranking – atualmente é a 14ª do mundo. Ela está cada vez mais próxima do objetivo da temporada, que é chegar no top 10, e uma boa campanha em Roland Garros ajudaria Bia na caminhada.

Para isso, ela precisa atingir um feito histórico em sua carreira: passar da segunda rodada de um Slam. No ano passado, Bia perdeu para Kaia Kanepi justamente nessa fase.

“A preparação é a mesma para todo e qualquer torneio. Eu me empenho 100% em quaisquer atividades diárias para estar pronta e criar oportunida­des constantem­ente ao longo do ano”, afirmou Bia Haddad.

GREGO AVANÇA O grego Stefanos Tsitsipas, número 5 do mundo, se classifico­u para a segunda rodada do torneio de Roland Garros, ontem, ao derrotar o tcheco Jiri Vesely (455º). Ele fechou o jogo em 3 sets a 1, com parciais de 7-5, 6-3, 4-6 e 7-6 (9/7), em três horas e 13 minutos.

“Foi bastante estressant­e, mas eu disse: ‘nenhuma chance de jogarmos o quinto set’”, revelou o grego de 24 anos, que teve que salvar quatro set points no tiebreak do quarto set antes de confirmar a vitória em seu primeiro match point. “Não vou mentir, ele dificultou muito. Esta vitória é muito importante para mim”, acrescento­u.

Vesely, que em agosto do ano passado era o número 66 do mundo, mas despencou no ranking depois de uma lesão na coxa, mostrou uma grande resistênci­a em seu primeiro jogo no circuito da ATP desde o US Open, mas Tsitsipas mostrou frieza para tomar o controle do jogo e avançar.

 ?? JULIAN FINNEY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP – 14/3/23 ?? Cabeça de chave do torneio e 14ª tenista do mundo, Bia Haddad inicia a campanha contra alemã Tatjana Maria em busca do Top 10
JULIAN FINNEY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP – 14/3/23 Cabeça de chave do torneio e 14ª tenista do mundo, Bia Haddad inicia a campanha contra alemã Tatjana Maria em busca do Top 10

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil