Estado de Minas (Brazil)

PARA NÃO FICAR FORA DA DECISÃO

- LUIZ HENRIQUE CAMPOS

O Cruzeiro já concentra seu foco na semifinal do Campeonato Mineiro. Entretanto, antes de iniciar a disputa do mata-mata, terá um compromiss­o contra o Uberlândia, amanhã, às 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela última rodada da fase de grupos do Estadual. Nesta partida, porém, a Raposa terá que ficar de olho para não perder seu único jogador que está ‘pendurado’.

O atacante Arthur Gomes acumula dois cartões amarelos e corre o risco de ficar de fora da semifinal do torneio. Titular absoluto do time comandado pelo técnico Nicolás Larcamón, ele terá que redobrar a atenção para não ser novamente advertido. Arthur deve ser escalado novamente entre os 11 iniciais. Larcamón disse, após a vitória celeste por 2 a 0 sobre o Pouso Alegre, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, na última rodada, que não pretende poupar jogadores ou fazer testes na equipe.

LESIONADOS

A equipe estrelada ainda tem outros cinco atletas que correm risco de ficar de fora do primeiro jogo da semifinal, sendo todos por lesão. O lateral-esquerdo Kaiki, o meia Japa e os atacantes Gabriel Veron, Rafael Bilu e Rafa Silva estão entregues ao departamen­to médico. Kaiki está afastado dos gramados desde o início deste mês, quando machucou a coxa direita em jogo da Seleção Brasileira no torneio Pré-Olímpico. Por sua vez, a projeção do Cruzeiro é positiva para o lateral. Ele iniciou, nesta quarta-feira, o processo de fisioterap­ia em campo na Toca da Raposa 2, em BH.

A outra situação menos preocupant­e para Larcamón é a de Rafa Silva. Embora não tenha lesão, o atacante vem sendo preterido das últimas listas de relacionad­os. Ele faz trabalhos de equilíbrio e fortalecim­ento muscular para prevenir contusões. Já Japa se recupera de lesão ligamentar no pé direito. Ele se machucou durante a derrota celeste para o Sousa-PB, por 2 a 0, no Marizão, pela primeira fase da Copa do Brasil, em 21 de fevereiro, e faz tratamento conservado­r desde então.

Por sua vez, Gabriel Veron passou por cirurgia no pé direito ainda em janeiro e está em fase de recuperaçã­o na Toca. O problema clínico tem impossibil­itado a estreia do atacante emprestado pelo Porto, de Portugal, com a camisa do Cruzeiro. Rafael Bilu também é outra baixa certa do Cruzeiro para a semifinal. O atacante está entregue ao DM desde maio do ano passado devido a cirurgia no tendão de Aquiles do pé direito. A volta aos gramados não está muito longe.

O adversário do Cruzeiro na semi só será definido amanhã, após a conclusão da oitava rodada do Estadual. A equipe celeste lidera o Grupo A, com 16 pontos, e tem a melhor campanha geral. A atual configuraç­ão do Mineiro indica que o Cruzeiro tem mais chances de enfrentar o Tombense. Há, ainda, a possibilid­ade de ocorrer o clássico contra o Atlético. Por outro lado, nenhuma combinação coloca o América como oponente.

ADAPTAÇÃO

Sétimo reforço contratado pelo Cruzeiro nesta temporada, o volante José Cifuentes está se adaptando ao futebol brasileiro aos poucos. O volante equatorian­o teve sua primeira chance sob o comando do técnico Nicolás Larcamón no último sábado, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Ele atuou por pouco mais de 18 minutos na vitória por 2 a 0 sobre o Pouso Alegre, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Cifuentes entrou na vaga de Lucas Silva, aos 30 minutos do segundo tempo.

Em sua coletiva de apresentaç­ão oficial na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, na quarta-feira, Cifuentes detalhou como está sua condição física. Além disso, o meia comentou sobre como tem sido o processo de adaptação ao Brasil. “No jogo passado, com muito sol, é algo que não sei se afeta, mas era algo que experiment­ei depois de sete meses de experiment­ar só o frio. O condiciona­mento físico está bem, estou trabalhand­o no dia a dia com as pessoas encarregad­as do meu rendimento para ir melhorando, sobretudo pelo fato de haver muitos jogos seguidos aqui”, disse Cifuentes. “Creio que estou me adaptando bem com meus companheir­os que me receberam bem e estão me ajudando a se adaptar rápido”, completou.

O Cruzeiro terá cautela ao intensific­ar o período de jogo de Cifuentes. Isso porque o jogador de 24 estava treinando à parte do grupo de atletas do Rangers, da Escócia, antes de chegar ao clube celeste. Ele não entrava em campo desde 14 de dezembro do ano passado. A temporada de José Cifuentes com maior número de jogos foi em 2022, quando disputou 39 partidas pelo Los Angeles FC, dos Estados Unidos. A marca é bem inferior à média de 57 apresentaç­ões do time celeste nos últimos cinco anos.

“O condiciona­mento físico está bem, estou trabalhand­o no dia a dia com as pessoas encarregad­as do meu rendimento para ir melhorando, sobretudo pelo fato de haver muitos jogos seguidos aqui”

GGGG José Cifuentes Volante do Cruzeiro

I

Depois da precoce e trágica eliminação na Copa do Brasil, o América precisa retomar o ritmo para dar sequência no Campeonato Mineiro. Já garantido na semifinal do Estadual, o Coelho tem a melhor defesa da competição e deve conseguir a melhor marca dos últimos 10 anos.

Em sete jogos disputados, o Coelho sofreu apenas dois gols – na vitória sobre o Ipatinga (6x1) pela segunda rodada, e no empate com o Atlético (1x1) pela sétima rodada. Ainda que a defesa tenha se mostrado sólida e bem organizada no Estadual, sofreu duro 'golpe' na quarta-feira.

Diante do Maringá, o América levou dois gols em menos de três minutos, já nos acréscimos, e acabou eliminado da Copa do Brasil. No primeiro gol, Marcos Vinícius cruzou pela direita e encontrou Vilar, que mandou para o gol entre dois zagueiros do Coelho.

O segundo partiu de 'apagão' da equipe mineira, logo depois do primeiro. Negueba aproveitou contraataq­ue, avançou pela direita e deu passe para Mirandinha, que entrou livre na área, sem nenhuma marcação. Ele deixou Dalberson para trás, mandou para o gol e carimbou a classifica­ção do Maringá.

A atuação aquém do que havia sido visto no Mineiro escancarar a necessidad­e de correções. O América enfrenta o Tombense, amanhã, às 16h30, no Independên­cia, na última rodada do Mineiro. Em função da boa campanha, a equipe deve conseguir a melhor marca da defesa dos últimos 10 anos.

Contando as campanhas até 2023, a defesa menos vazada foi justamente a do ano passado – com seis gols sofridos. Ironicamen­te, o mesmo grupo terminou como a pior defesa do Brasileiro e bateu recorde negativo do Coelho – com 81 gols sofridos.

CUSTO DA QUEDA

A queda precoce na Copa do Brasil não estava no planejamen­to do

PG

 ?? ?? O ATACANTE ARTHUR GOMES TEM DOIS CARTÕES AMARELOS E CORRE O RISCO DE FICAR DE FORA SE LEVAR O TERCEIRO CONTRA O UBERLÂNDIA
O ATACANTE ARTHUR GOMES TEM DOIS CARTÕES AMARELOS E CORRE O RISCO DE FICAR DE FORA SE LEVAR O TERCEIRO CONTRA O UBERLÂNDIA
 ?? ??
 ?? MOURÃO PANDA/AMÉRICA ?? DERROTA PARA O MARINGÁ NA QUARTA-FEIRA TERÁ IMPACTO FINANCEIRO NO CLUBE, QUE DISPUTARÁ A SÉRIE B ESTE ANO
MOURÃO PANDA/AMÉRICA DERROTA PARA O MARINGÁ NA QUARTA-FEIRA TERÁ IMPACTO FINANCEIRO NO CLUBE, QUE DISPUTARÁ A SÉRIE B ESTE ANO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil