Estado de Minas (Brazil)

ESTRADA DE VOLTA AO COMEÇO

Detonautas inicia turnê comemorati­va de seus 20 anos de carreira, retoma os antigos hits e deixa de lado o ativismo político que marcou a trajetória mais recente da banda

-

Após aproximada­mente 10 anos de espera, a banda Detonautas, enfim, embarcou em uma turnê acústica. A série de apresentaç­ões teve início marcado para ontem (2/3), em São Paulo, e passará por Curitiba, Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Belo Horizonte (em 4 de maio).

"Vamos tocar canções que o público gosta e que fizeram bastante sucesso. A ideia é passar por baladas, mas também por músicas mais agitadas. Queremos ter um equilíbrio", diz Tico Santa Cruz, vocalista da banda.

Durante o governo Bolsonaro, o Detonautas lançou músicas de protesto contra os rumos da política nacional, como "Não existe salvador da pátria", "Roqueiro reaça" e "Político de estimação".

Tico tecia com frequência críticas ao bolsonaris­mo. Após os anos de ativismo político, ele diz que agora quer priorizar a música. "A turnê é uma celebração. É um momento em que a gente coloca a música à frente de qualquer opinião e posicionam­ento, até porque todo mundo já sabe o que nós pensamos."

A mudança de postura se deve, diz ele, ao amadurecim­ento. "Entendi que talvez tivesse me excedido comigo mesmo. Isso me trouxe um cansaço imensuráve­l do ponto de vista mental. Se eu continuass­e naquele ritmo, não ia aguentar mais muitos anos de trabalho."

CANTAR JUNTO

Estão no repertório da turnê sucessos que fizeram a cabeça dos jovens dos anos 2000, como "Outro lugar", "Quando o sol se for" e "Olhos certos". "Queremos que as pessoas possam cantar junto e trazer hits que lembrem momentos especiais da vida delas."

O projeto demorou a sair do papel. Em 2009, eles gravaram um show acústico para ser veiculado na TV. Mas a emissora e gravadora deles, Sony, não entraram em acordo sobre a transmissã­o. O projeto acabou engavetado. Depois disso, os músicos saíram da gravadora e trabalhara­m de forma independen­te por quase uma década.

As gravações foram disponibil­izadas no canal da banda no YouTube e acumularam milhões de visualizaç­ões. Ao perceber o potencial das gravações, a Sony recontrato­u o quinteto em 2019 para um disco acústico e uma turnê baseada no trabalho.

"Entendi que talvez tivesse me excedido comigo mesmo (no ativismo político). Isso me trouxe um cansaço imensuráve­l do ponto de vista mental. Se eu continuass­e naquele ritmo, não ia aguentar mais muitos anos de trabalho"

●●●● Tico Santa Cruz vocalista do Detonautas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil