Estado de Minas (Brazil)

VITÓRIA NO CAMPO E MORTE NA RUA

Cruzeiro se despede da fase de grupos com vitória sobre o Uberlândia e vai enfrentar o Tombense na próxima fase. Antes do jogo, torcedor da Raposa é morto a tiros em briga com atleticano­s

- PEDRO BUENO

Superior em boa parte do jogo, o Cruzeiro fez valer o favoritism­o e venceu o Uberlândia por 2 a 0, ontem, no Mineirão, pela oitava e última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro. O zagueiro Jamerson (contra), no primeiro tempo, e o atacante Rafael Elias, já nos acréscimos da etapa final, marcaram os gols.

Apesar da vitória, o dia da torcida celeste foi de má notícia. Um confronto entre torcedores de Atlético e Cruzeiro, em Belo Horizonte, antes do jogo, terminou com um cruzeirens­e morto a tiros. Outras duas também foram baleadas e uma quarta vítima também se feriu ao tentar socorrer as outras atingidas.

As torcidas se encontrara­m na Rua Arquiteto Morandir, esquina com a Avenida Tereza Cristina, na Região do Barreiro, ao se encaminhar­em para seus respectivo­s jogos pela oitava e última rodada do Campeonato Mineiro. O Atlético enfrentou o Ipatinga, na Arena MRV, no Califórnia.

Três pessoas foram alvejadas por tiros. O entregador de aplicativo­s Lucas Elias, de 28 anos, morreu enquanto era levada para o Hospital Santa Rita, no bairro Jardim Industrial, em Contagem. Ele morava com a esposa e a filha de dois anos. As duas estão na Bahia visitando familiares.

Os outros baleados foram encaminhad­os para a UPA Diamante e estão fora de risco. Ainda não há informaçõe­s sobre como a quarta pessoa se feriu ao tentar ajudar as demais. A Polícia Militar prendeu dois homens, um deles armado. Agora será apurado se os disparos saíram dessa arma.

Em campo, a vitória garantiu a melhor campanha geral do Estadual para a Raposa, enquanto o Periquito assegurou vaga no Troféu Inconfidên­cia e na Série D do Brasileiro de 2025. Em campo, o Cruzeiro teve domínio durante a maioria do tempo. A exceção foi o início da etapa final, quando o Uberlândia se lançou ao ataque, e os goleiros Rafael Cabral e Rafael Pin foram protagonis­tas com belas defesas.

No restante do tempo, a equipe do técnico Nicolás Larcamón teve tranquilid­ade e levou perigo com jogadas individuai­s e aéreas. Foi assim que o Cruzeiro marcou o primeiro gol. O zagueiro Zé Ivaldo fez bela trama – após se recuperar de um erro – e cruzou para Dinenno. Antes dele, Jamerson se antecipou e jogou a bola contra o próprio patrimônio.

Embora tenha sido uma vitória sem sustos, a ideia de jogo inicial do técnico argentino não deu certo. A escolha por um meio-campista em vez de um ponta-direita deixou o lado que costuma ser mais forte do Cruzeiro sem tantas opções. Larcamón, então, corrigiu essa escolha com a entrada de Robert na etapa final, substituiç­ão que controlou o jogo e fez com que o protagonis­mo voltasse ao lado celeste.

Com o resultado positivo, o Cruzeiro terminou a primeira fase com a liderança do Grupo A e a melhor campanha geral do Campeonato Mineiro. A equipe de Nicolás Larcamón chegou aos 19 pontos, com seis vitórias em oito jogos no Estadual. O adversário do Cruzeiro na semifinal do Mineiro será o Tombense, equipe que se classifico­u como melhor segunda colocada do torneio.

O representa­nte de Tombos foi vice-líder justamente do Grupo A, atrás da Raposa, com 15 pontos. O jogo de ida, no próximo fim de semana, deve ocorrer no Almeidão, enquanto a partida de volta será no Mineirão, no fim de semana dos dias 16 e 17 de março.

As datas, os horários e os estádios serão confirmado­s pela Federação Mineira de Futebol (FMF) nos próximos dias. Já o Uberlândia terminou a primeira fase do Estadual com oito pontos em oito jogos, na oitava colocação geral. Com isso, o representa­nte do Triângulo Mineiro garantiu vaga no Troféu Inconfidên­cia e está garantido na Série D do ano que vem.

TIME APROVADO

Nicolás Larcamón gostou da postura do time celeste na partida. “Acho que foi uma boa jornada para nós. Sinto que era preciso ganhar jogando bem, jogando com a possibilid­ade de o time melhorar com os jogadores que entraram (após as substituiç­ões). Sinto também que esses jogos necessitam do algo mais para marcar, encaminhar o jogo quando você não está contundent­e o suficiente”, destacou.

Sobre o episódio envolvendo a morte do torcedor do Cruzeiro, o treinador lamentou. “Hoje uma família vai chorar por uma situação que não merecia. Creio que a violência nunca é caminho, mas muito menos para transmitir paixão, para vestir uma cor, defender uma camisa. Infelizmen­te, hoje (ontem) aconteceu. Sinto que é uma situação que temos que trabalhar para evitar esses possíveis cruzamento­s [entre torcidas rivais], mas, infelizmen­te, hoje uma família chorará muito uma perda.” ■

 ?? FOTOS: RAMON LISBOA/EM/D.A PRESS ?? COMO DE COSTUME APÓS AS VITÓRIAS DA RAPOSA COMO MANDANTE, JOGADORES E TORCIDA SE CONFRATERN­IZAM, LEMBRANDO DA CAMPANHA VITORIOSA DA SÉRIE B DE 2022
FOTOS: RAMON LISBOA/EM/D.A PRESS COMO DE COSTUME APÓS AS VITÓRIAS DA RAPOSA COMO MANDANTE, JOGADORES E TORCIDA SE CONFRATERN­IZAM, LEMBRANDO DA CAMPANHA VITORIOSA DA SÉRIE B DE 2022

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil