Estado de Minas (Brazil)

TRÊS PONTOS E RECORDE MUNDIAL

Al Hilal vence o Al Riyadh por 3 a 1 e alcança a 27ª vitória seguida, igualando o The New Saints, do País de Gales, que conseguiu o feito de 2016 a 2017

- ADRIANO OLIVEIRA E PEDRO TANURE *

Ao vencer ontem o Al Riyadh por 3 a 1 pela 23ª rodada do Campeonato Saudita, o Al Hilal alcançou a 27ª vitória seguida e igualou o recorde mundial de triunfos em sequência. O clube comandado pelo técnico português Jorge Jesus está agora empatado com The New Saints, do País de Gales, que conseguiu chegar ao mesmo número de vitórias consecutiv­as entre 2016 e 2017, sequência que assegurou a conquista do Campeonato Galês.

A atual série de vitórias do Al Hilal teve início em 25 de setembro do ano passado, quando a equipe venceu o Al Jabalain por 1 a 0 pela Copa do Rei Saudita. Ao todo, foram 16 vitórias pelo Campeonato Saudita, oito pela Liga dos Campeões da Ásia e três pela Copa do Rei.

A trajetória inclui uma goleada por 9 a 0 contra o Al-Hazm e por 7 a 0 contra o Abha Club pelo Saudita. O Al Hilal é o líder do torneio nacional com 65 pontos.

O sérvio Aleksandar Mitrovic, que defendia o Fulhan da Inglaterra antes de se juntar ao clube saudita em 2023, é o artilheiro do time na série de vitórias em sequência, com 26 gols. Em seguida vem outro sérvio, Milinkovic-Savic, ex-Lazio, com 10. Os brasileiro­s Malcom e Michael foram às redes sete e cinco vezes, respectiva­mente.

Fora dos gramados desde outubro de 2023 por causa de uma lesão no joelho esquerdo, Neymar participou de apenas duas das 27 vitórias do Al Hilal, incluído o jogo contra o iraniano Nassaji Mazandaran, pela Liga dos Campeões, no qual o brasileiro marcou seu único gol até aqui com a camisa azul do time saudita.

No jogo de ontem, o Al Hilal saiu atrás no placar, após gol contra marcado pelo zagueiro Al Bulayhi. Aos 21min da segunda etapa, o artilheiro Mitrovic sofreu falta dentro da área. O meia português Rúben Neves bateu e empatou. Oito minutos depois, Michael ampliou ao acertar uma cabeçada da grande área no ângulo esquerdo do goleiro. Aos 44, foi a vez de Malcom sofrer falta dentro da área, convertida por Mitrovic.

No próximo compromiss­o, quando pode se isolar como o time com mais vitórias seguidas, o Al Hilal enfrenta o Al Ittihad na terça-feira (12), na partida de volta da fase quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia. Na ida, o Al Hilal venceu por 2 a 0.

Na sequência entre as equipes com maior número de vitórias em série, vem o Ajax, da Holanda, com 26 partidas, entre 1971 e 1972, quando o time liderado por Johan Cruyff venceu a Liga dos Campeões e o Campeonato Holandês.

O clube holandês também é o dono da terceira melhor campanha, com 25 vitórias seguidas em 1995, que garantiram mais uma dobradinha com as taças da Liga dos Campeões e do Holandês. A equipe era composta por uma série de nomes que teriam grande destaque na seleção do país, como Van der Sar, Seedor e Kluivert.

O Coritiba vem em seguida, com a marca de 24 vitórias em sequência alcançada em 2011. O time comandado pelo treinador Marcelo Oliveira venceu o Campeonato Paranaense daquele ano e ficou com o vice na Copa do Brasil, perdendo a decisão para o Vasco de Fernando Prass e Diego Souza.

A bola rola hoje para a primeira partida da série de mata-matas que definirá os finalistas do Campeonato Mineiro de 2024, que promete agitar as torcidas. Depois de um emocionant­e empate por 1 a 1 na fase de classifica­ção, Atlético e América, que durante muitos anos foram protagonis­tas do futebol mineiro e disputaram o famoso “clássico das multidões”, voltam a se enfrentar na Arena MRV, a partir das 16h30.

O Coelho avançou para as semifinais após fazer excelente campanha na fase anterior. O time comandado por Cauan de Almeida liderou o Grupo C, com 18 pontos – cinco vitórias, três empates e nenhuma derrota –, desempenho que garantiu ao alviverde a segunda colocação geral.

O Galo, por sua vez, fez campanha mais modesta. A equipe de Luiz Felipe Scolari terminou na ponta do Grupo B, com 14 pontos, sendo quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. O alvinegro avançou em terceiro lugar na tabela de classifica­ção.

As duas equipes já fizeram uma espécie de preview do jogo de hoje ainda na fase de grupos do Estadual. A partida foi disputada em 24 de fevereiro, no Independên­cia, pela sétima rodada, e terminou empatada por 1 a 1. Matheuzinh­o marcou para o América e Rubens, na reta final da partida, empatou para o Atlético.

Pelo regulament­o do Estadual, o Coelho, que ficou à frente do Galo na fase preliminar, tem a vantagem de se classifica­r em caso de dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo placar, ou seja, se o América, por exemplo, perder por 1 a 0 na partida de ida e devolver o resultado na volta, avança à final.

ATAQUE TITULAR VOLTA

O Atlético, que ainda não convenceu sua torcida nesta temporada, apesar de ter uma equipe recheada de jogadores de ponta, deve ter uma escalação diferente em relação ao que venceu o Ipatinga, por 3 a 0, no último sábado, pela oitava rodada.

Poupada naquela partida, a dupla de ataque formada por Hulk e Paulinho retorna à equipe titular. O mesmo deve ocorrer com o lateral-esquerdo Guilherme Arana, que também não foi relacionad­o no último jogo.

O zagueiro Mauricio Lemos e o lateral-direito Mariano também podem retornar ao time titular. Os jogadores se recuperara­m das lesões que os deixaram fora de combate por um período e retornaram aos treinos nesta semana. A participaç­ão deles no confronto dependerá da avaliação da comissão técnica.

Anunciado como reforço nesta quinta-feira, o ponta Brahian Palacios já foi regulariza­do no BID e treinou com o restante do elenco nesta sexta-feira. Existe a possibilid­ade de o jovem colombiano aparecer no banco de reservas contra o Coelho.

ANSIEDADE DE HULK

Com 99 gols com a camisa do Atlético, em pouco mais de três anos de clube, o atacante Hulk pode escrever nova página memorável com a camisa preta e branca na Arena MRV. Já entre os 20 maiores artilheiro­s da história do clube, o paraibano pode chegar ao 100° tento e igualar marca dos exatletas Alvinho e Campos.

Aos 37 anos, o jogador segue como referência técnica do time. Neste ano, já são quatro gols e duas assistênci­as em cinco partidas.

Pelo Atlético, Hulk conquistou três Campeonato­s Mineiros (2021 a 2023), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).

COELHO COM FORÇA MÁXIMA

Após poupar alguns titulares na vitória sobre o Tombense, por 1 a 0, pela oitava rodada, o América vai com o que tem de melhor para o duelo contra o Atlético. O zagueiro Ricardo Silva, o volante Juninho e os atacantes Fabinho devem retornar ao time titular hoje, enquanto Felipe Azevedo tende a ser opção no banco de reservas.

Por outro lado, Cauan de Almeida segue sem poder contar com dois jogadores. O goleiro Jori, com lesão no púbis, e o meia Martínez, que está em trabalho de transição após sofrer lesão no tendão de Aquiles, são desfalques para a semifinal.

Por fim, a principal dúvida é na lateral-direita: Mateus Henrique e Daniel Borges disputam a vaga no time titular. Quem também pode figurar entre os 11 iniciais é o meia argentino Martín Benítez, o jogador de mais habilidade e visão da equipe, que marcou gol na última partida.

Respeito ao Coelho é o que não falta as jogadores do Atlético, que passaram um grande aperto no clássico realizado na fase de classifica­ção.

“Mais um enfrentame­nto contra o América. A gente vai precisar do apoio da torcida, que é muito importante. O América é um time com muita mobilidade. Os jogadores se movimentam muito, e isso pode dificultar um pouco. Mas a gente já vem treinando em relação a isso e vai fazer um bom jogo no sábado”, disse o jovem Cadu, atacante do Galo

ÁRBITRO DE FORA

O árbitro da partida entre Atlético e América será Caio Max Augusto Vieira, do Rio Grande do Norte. O Coelho havia informado a preferênci­a por um árbitro de fora de Minas Gerais. Após sorteio, a Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou que o nome seria de outro estado. Neste ano, Caio apitou três partidas – duas pela Copa do Nordeste e outra pela Copa do Brasil. Esta será a primeira vez que ele vai trabalhar no Campeonato Mineiro.

“Com certeza, o torcedor pode esperar uma equipe aguerrida, procurando buscar o resultado positivo. Na última partida, tivemos um bom desempenho. No segundo tempo contra o América a gente também fez um bom jogo”

GGGG Everson Goleiro do Atlético

"Sabemos que será complicado por se tratar de um clássico, de duas equipes de extrema qualidade. Mas a nossa ambição como grupo é chegar à final e disputar o título novamente, como tem sido nos últimos anos"

GGGG Éder Zagueiro do América

Rafa Silva não tem lesão detectada pelos médicos da Raposa, mas faz trabalhos específico­s de ganho de equilíbrio e força muscular

Não será desta vez que o atacante Rafa Silva estará à disposição do técnico Nicolás Larcamón, para o jogo do Cruzeiro contra o Tombense. O jogador de 31 anos segue os trabalhos específico­s de ganho de equilíbrio e força muscular na Toca da Raposa 2 e não será relacionad­o para o duelo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro, amanhã, às 19h30, no Ipatingão, no Vale do Aço.

A reportagem apurou que a ideia da comissão técnica é deixar Rafa Silva o mais preparado possível para o restante da temporada. O trabalho desenvolvi­do em separado com o atleta serve para fortalecer a musculatur­a e evitar qualquer tipo de lesão que possa tirá-lo de combate por maior tempo.

O provável retorno do camisa 8 aos gramados será no duelo de volta da semifinal, caso Larcamón opte por colocá-lo em campo. Cruzeiro e Tombense voltarão a se enfrentar no próximo fim de semana, no Mineirão, pela partida da volta. A data e horário

da partida ainda não foram definidos pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

Rafa Silva não sofreu contusão, mas é ausência no time celeste desde a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético, em 3 de fevereiro. Ele atuou por pouco mais de cinco minutos no clássico na Arena MRV, em BH, pela terceira rodada do Estadual.

COPA SUL-AMERICANA

Cabeça de chave de um dos oito grupos da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro estreará fora de casa. O início da disputa da competição internacio­nal para a equipe celeste está previsto para a semana do dia 3 de abril. Embora as chaves ainda não tenham sido definidas por sorteio, é certo que o primeiro adversário sairá do pote 3.

Dessa forma, o Cruzeiro tem como prováveis rivais na primeira rodada da fase de grupos Universida­d Católica-EQU, Universida­d César Vallejo-PER, Sportivo LuqueñoPAR, Nacional Potosí-BOL, Belgrano-ARG, Racing Montevideo-URU ou Sportivo Ameliano-PAR.

O Cuiabá também está no pote 3, mas, segundo o regulament­o da Sul-Americana, não pode haver confronto de equipes do mesmo país na fase de grupos. Em todas

as situações, a Raposa estreará longe de seus domínios.

Os demais possíveis adversário­s do Cruzeiro sairão dos potes 2 e 4, seguindo a mesma lógica de exceção dos duelos brasileiro­s. Portanto, do pote 2 o Cruzeiro pode enfrentar Argentinos Juniors-ARG, Independie­nte Medellín-COL, Delfín-EQU, Unión La CaleraCHI, Danubio-URU, Metropolit­anos-VEN ou Coquimbo Unido-CHI. O Fortaleza não pode ser o adversário celeste.

Já do pote 4, os prováveis rivais são Deportivo Garcilaso-PER, Real Tomayapo-BOL, Alianza Petrolera-COL, Rayo Zuliano-VEN e outros três que serão eliminados na terceira fase da Copa Libertador­es. Os confrontos envolvem Palestino-CHI x Nacional-PAR, Always Ready-BOL x Nacional-URU, Sportivo Trinidense-PAR x Colo-Colo-CHI e Botafogo x Bragantino. O perdedor desse duelo será realocado em outro grupo que não tenha brasileiro­s.

O sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana vai ocorrer em 18 de março – mesma data da definição da Copa Libertador­es.

RONALDO NA ARÁBIA

Sócio majoritári­o da Sociedade Anônima

Uma pesquisa recente do GE, Atlas Intel, aponta o Cruzeiro com 13 milhões de torcedores em todo o Brasil e o Atlético com 9 milhões, numa diferença de 4 milhões a favor do clube estrelado. Fato é que com as conquistas de 2021 e a organizaçã­o do clube, os torcedores atleticano­s cresceram muito, mas, ainda assim, é uma distância gigantesca para o rival. O Flamengo aparece em primeiro lugar com 46,9 milhões de torcedores, seguido de Corinthian­s com 30,4 milhões, São Paulo 21,2 milhões, Palmeiras 16,5 milhões, Vasco 13,2 milhões, Cruzeiro com 13 milhões, Grêmio com 9,8 milhões e Atlético 9,2 milhões. Mesmo tendo ficado 3 anos na Série B, o torcedor azul não abandonou seu time e continua lotando o Mineirão e mostrando sua força e amor pelo clube. O detalhe é que a torcida azul praticamen­te é igual à do Vasco.

TIMAÇO?

Apontado como o terceiro melhor time do Brasil, justamente por ter a folha salarial mais cara, depois de Palmeiras e Flamengo, o Atlético está devendo uma boa apresentaç­ão e muito. Ano passado, o time esteve muito mal no Brasileirã­o, recuperand­o-se no returno e fazendo uma campanha excepciona­l, comandado pela dupla Hulk-Paulinho, o último, artilheiro da competição com 20 gols. Começou a temporada 2024 e a expectativ­a era de um Atlético “voando”, mas o que estamos vendo é mesmo uma equipe em marcha bem lenta, onde o técnico Felipão é criticado pela torcida, que não aceita seus métodos arcaicos e ultrapassa­dos. E não é pela idade dele e sim porque não se modernizou. Alguns ainda acham que o Galo tem um “timaço”. Discordo completame­nte. É um time bem mediano, que conta com um excelente goleiro e dois excepciona­is atacantes, justamente Hulk e Paulinho. No mais, é uma equipe bem comum. Ainda assim, pela lama em que está o nosso futebol, depois de Fla e Palmeiras, o Galo é sim apontado pela mídia como um dos candidatos aos títulos que vai disputar.

NEYMAR NÃO FAZ FALTA

Agora com 27 vitórias consecutiv­as, depois dos 3 a 1 desta sexta-feira (8) sobre o Al Riyadh, pela 23ª rodada do Campeonato Saudita, o técnico português Jorge Jesus, que dirige o Al-Hilal, igualou a marca do New Saints, do País de Gales, em 2016. O detalhe é que a equipe árabe contratou Neymar para ser o líder da companhia, mas ele se machucou gravemente e passou por cirurgia no joelho. Porém, o time saudita não sente a menor falta dele e está disparado na Liga Árabe e muito bem na Copa da Ásia. Jorge Jesus é mesmo um grande técnico, pois depois de fazer grande trabalho no Flamengo e no Fenerbahçe, da Turquia, voltou ao Al-Hilal para quebrar recordes. Sonho da maioria da torcida rubro-negra, JJ foi preterido pelo presidente Landim, que é vaidoso ao extremo, e não aceitou ser ofuscado pelo treinador. Azar do Flamengo, sorte do Al-Hilal, que tem de volta um dos melhores treinadore­s do mundo. Que ele quebre recordes e mais recordes. JJ faz muito bem ao futebol mundial.

GUARDIOLA E ANCELOTTI SÓ GANHAM COM GIGANTES

Apontados como os melhores técnicos do mundo, Pepe Guardiola e Carlo Ancelotti têm títulos e mais títulos no currículo, porém, só com equipes gigantesca­s e bilionária­s da Europa. Guardiola treinou o Barcelona, onde ganhou tudo. Foi para o Bayern de Munique e ganhou o Campeonato Alemão, mas foi um fiasco na Champions League. Contratado pelo City, ganhou cinco Premier League e uma Champions, títulos importante­s. Porém, nunca o vi treinar uma equipe mediana da Europa, para saber se ele realmente é isso tudo. Já Ancelotti em passagens pelo Everton, da Inglaterra e Napoli, da Itália, fracassou em ambos. Nos bilionário­s Real Madrid e Milan, ganhou tudo. Por isso, há uma polêmica que diz que José Mourinho é melhor que ambos, pois foi campeão da Champions com o Porto, em 2004, e com a Inter, de Milão, em 2010. Mas o português não é tão badalado quanto o italiano e o espanhol.

 ?? ATTA KENARE / AFP – 2/10/23 ?? TÉCNICO JORGE JESUS, QUE TEVE PASSAGEM VITORIOSA PELO FLAMENGO, COMANDOU O TIME DA ARÁBIA SAUDITA DURANTE A SEQUÊNCIA DE RESULTADOS POSITIVOS, INICIADA EM 25 DE SETEMBRO DO ANO PASSADO
ATTA KENARE / AFP – 2/10/23 TÉCNICO JORGE JESUS, QUE TEVE PASSAGEM VITORIOSA PELO FLAMENGO, COMANDOU O TIME DA ARÁBIA SAUDITA DURANTE A SEQUÊNCIA DE RESULTADOS POSITIVOS, INICIADA EM 25 DE SETEMBRO DO ANO PASSADO
 ?? PEDRO SOUZA/ATLÉTICO ?? DE VOLTA AO TIME, ATACANTE HULK PODE ALCANÇAR A MARCA DE 100 GOLS COM A CAMISA ALVINEGRA NO CLÁSSICO COM O AMÉRICA
PEDRO SOUZA/ATLÉTICO DE VOLTA AO TIME, ATACANTE HULK PODE ALCANÇAR A MARCA DE 100 GOLS COM A CAMISA ALVINEGRA NO CLÁSSICO COM O AMÉRICA
 ?? MOURÃO PANDA/AMÉRICA ?? JOGADOR DE REGULARIDA­DE E BOM TOQUE DE BOLA, MEIO-CAMPISTA ALÊ É UM TERMÔMETRO DO TIME ALVIVERDE NO JOGÃO DE HOJE
MOURÃO PANDA/AMÉRICA JOGADOR DE REGULARIDA­DE E BOM TOQUE DE BOLA, MEIO-CAMPISTA ALÊ É UM TERMÔMETRO DO TIME ALVIVERDE NO JOGÃO DE HOJE
 ?? PEDRO SOUZA/ATLÉTICO MOURÃO PANDA/AMÉRICA ??
PEDRO SOUZA/ATLÉTICO MOURÃO PANDA/AMÉRICA
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil