Estado de Minas (Brazil)

DESVANTAGE­M DO COELHO SÓ NO RETROSPECT­O

Apesar de o América ter vencido só sete dos 62 confrontos contra o Atlético neste século, técnico rival considera o atual Alviverde uma ‘pedra no sapato’

- ADRIANO OLIVEIRA

O América está em desvantage­m na semifinal do Campeonato Mineiro após ter perdido para o Atlético, por 2 a 0, no jogo de ida, disputado no fim de semana, na Arena MRV. Apesar de o Galo estar em situação relativame­nte confortáve­l, podendo perder por até um gol de diferença para fincar o pé na final, o técnico Felipão alertou sobre o Coelho ser uma 'pedra no sapato' do alvinegro, contrarian­do o que mostra o retrospect­o do confronto no século 21.

"O placar (2 a 0) foi bom. Viramos a vantagem, mas eu espero que as pessoas entendam, e não se esqueçam, que esse América é uma pedra no nosso sapato", disse o treinador atleticano após a partida de ida das semifinais.

O Coelho só venceu sete dos 62 jogos disputados entre as equipes desde 2001. O último triunfo ocorreu em 7 de maio de 2022, por 2 a 1, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, no Independên­cia. O Atlético, por outro lado, ganhou 34 vezes, enquanto 22 confrontos terminaram empatados.

Por ter perdido por 2 a 0, o América precisa de um triunfo por pelo menos dois gols de vantagem para avançar à final do Mineiro. A última vez em que isso ocorreu foi em 27 de maio de 2001, quando o Coelho goleou o rival por 4 a 1 no Mineirão, no jogo de ida da final do Estadual. Das sete vitórias seguintes, quatro foram por 2 a 1 e três por 1 a 0. A partida da volta das semifinais acontece no próximo domingo, às 19h, no Independên­cia.

CONTRA FELIPÃO

Fato é que, desde quando Felipão assumiu o Atlético, em junho de 2023, o Coelho ainda não havia perdido para rival – mas também não conseguiu vencer. Nesse período, foram disputados quatro clássicos, sendo que os três primeiros acabaram empatados e o único triunfo atleticano ocorreu no último sábado. "(O América) vem sempre jogando muito bem. Tem uma equipe altamente competitiv­a, tem boa qualidade. Nós vencemos uma partida, mas ainda não garantimos a classifica­ção", ressaltou Felipão.

POTENCIAL DE VITÓRIA

Em entrevista coletiva ontem, no CT Lanna Drumond, o lateral-esquerdo Marlon disse que o Coelho tem potencial para superar o rival e vencer o jogo da volta por dois gols de diferençam­ifinal do Mineiro. De acordo com o jogador, o time não pode “perder a concentraç­ão durante o jogo”, como aconteceu na partida passada, e manter a postura que colocou o Alviverde na liderança da fase de grupos nas rodadas iniciais do Campeonato Mineiro.

“A gente vai manter o nosso estilo de jogo, tentando trabalhar a bola e chegando com calma, para fazer o primeiro gol e depois tentar o segundo. Sair de qualquer jeito (em busca do gol) não é a nossa caracterís­tica e também não é bom para a gente pelo contra-ataque rápido que eles têm. Se a gente tomar um gol pode ir tudo por água abaixo”, analisou o jogador.

Ao contrário da partida de sábado, em que a torcida atleticana compareceu em bom número ao estádio e a do Coelho ocupou um pequeno espaço atrás de um dos gols, dessa vez a tendência, no Independên­cia, é ocorrer o inverso. Para incentivar a presença da torcida, o América colocou ingressos a partir de R$ 16 (meia-entrada) para os sócios Onda Verde. “Podem confiar bastante na nossa equipe. Entrega nunca vai faltar para nosso time. Vamos lutar até o final, independen­te do que acontecer no jogo, saindo ou não atrás do placar. Vamos lutar o máximo que pudermos para tentar a classifica­ção. Nosso foco desde o início foi chegar à final e vencer o Mineiro”, disse o jogador, que não quer ficar de fora da final e ter que esperar o início da Série B do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 20 de abril, quando o time mineiro enfrenta o Botafogo (SP).

A perda do ritmo de jogo, de acordo com ele, é um dos problemas. “É muito tempo para ficar sem jogar, mas vamos ter tempo que pode ajudar a entrosar mais a equipe. O Cauan também poderá testar mais formações e jogadores, não sei se virão jogadores novos para a série B”, falou o jogador.

 ?? MOURÃO PANDA / AMÉRICA ?? LATERAL-ESQUERDO MARLON RECOMENDA ‘CALMA’ PARA O TIME INVERTER VANTAGEM DO GALO NAS SEMIFINAIS E CONSEGUIR UMA VAGA NA DECISÃO
MOURÃO PANDA / AMÉRICA LATERAL-ESQUERDO MARLON RECOMENDA ‘CALMA’ PARA O TIME INVERTER VANTAGEM DO GALO NAS SEMIFINAIS E CONSEGUIR UMA VAGA NA DECISÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil