Estado de Minas (Brazil)

A DESPEDIDA DO FLECHEIRO AZUL

Os momentos antes de a bola rolar no Mineirão devem ser de emoção para os cruzeirens­es, com o adeus do atacante Marcelo Moreno

-

O clássico entre Cruzeiro e Atlético, hoje, marcará não só a decisão do título do Campeonato Mineiro, mas também o adeus de Marcelo Moreno. Aos 36 anos, o ídolo celeste retornou ao clube para breve passagem – quase protocolar, apenas para a homenagem – e vai se despedir dos torcedores no Mineirão, antes da partida.

O boliviano é maior artilheiro estrangeir­o da história celeste. Balançou as redes 54 vezes (apenas duas em cobranças de pênaltis) em três passagens pelo clube. A maioria desses gols saiu justamente no Gigante da Pampulha: 28.

O primeiro gol de Moreno pela Raposa foi na vitória por 4 a 2 sobre o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro de 2007. O último, o que garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Confiança, em 20 de agosto de 2021, no Mineirão, pela Série B daquele ano. Curiosamen­te, nesse dia o Cruzeiro jogou de verde – cor do uniforme da Seleção Boliviana.

“Em minha despedida, só quero sentir de novo a energia incomparáv­el da nossa Nação. Quando eu pisar pela última vez naquele gramado e escutar a torcida gritando meu nome, não tenho dúvida que meu pai, que agora descansa como uma estrela no céu, estará feliz ao saber que todo o amor que entreguei ao futebol foi devidament­e recompensa­do”, declarou o jogador, em depoimento emocionado ao Players Tribune, nesta semana.

Moreno chegou jovem ao Brasil. Cria da base do Oriente Petrolero-BOL, iniciou a trajetória em gramados brasileiro­s no baiano Vitória, em 2005. Dois anos depois, transferiu-se para a Toca da Raposa, no primeiro capítulo de uma história de admiração e respeito recíprocos.

Também jogou por Flamengo e Grêmio, mas foi com a camisa celeste que fez história no futebol brasileiro. Ele a vestiu como uma segunda pele.

FLECHADA

“Quando pisar pela última vez naquele gramado e escutar a torcida gritando meu nome, não tenho dúvida que meu pai, que agora descansa como uma estrela no céu, estará feliz ao saber que todo o amor que entreguei ao futebol foi devidament­e recompensa­do”

Centroavan­te

●●●●

Marcelo Moreno

Ontem, nas redes sociais, o atacante convocou os torcedores para a “última flechada”. “Chegue cedo, às 14h, e vamos juntos fazer uma bela festa”, dizia postagem nas redes sociais de Moreno e do Cruzeiro.

A cerimônia de despedida – guardada a sete chaves – no Mineirão foi escolhida por Moreno para encerrar sua carreira como jogador. E deve se restringir mesmo ao lado de fora do campo. “Não existe a possibilid­ade de eu ficar no banco de reservas. Eu só queria vir”, antecipou Moreno, ao falar da volta à Toca da Raposa 2, em 13 de março.

“Tomei a decisão de encerrar a minha carreira no clube onde quero”, completou o centroavan­te, que até pode fazer outra despedida, desta vez com a Seleção da Bolívia, porém não deve atuar profission­almente mais. ■

 ?? RAMON LISBOA/EM/D.A PRESS – 20/8/21 ?? ÚLTIMO GOL DE MORENO PELO CRUZEIRO FOI NA SÉRIE B DE 2021, DE CAMISA VERDE
RAMON LISBOA/EM/D.A PRESS – 20/8/21 ÚLTIMO GOL DE MORENO PELO CRUZEIRO FOI NA SÉRIE B DE 2021, DE CAMISA VERDE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil