Folha de Londrina

Parlamento do Iraque aprova barrar americanos

-

São Paulo - O Parlamento do Iraque aprovou nesta segunda-feira (30) uma medida exigindo que o governo aplique uma “medida de reciprocid­ade” contra os Estados Unidos barrando a entrada de americanos no país. Na sexta-feira (27), o presidente americano, Donald Trump, assinou um decreto fechando temporaria­mente a fronteira do país para cidadãos do Iraque e de seis outros países de maioria muçulmana, além de refugiados de qualquer nacionalid­ade. A iniciativa gerou protestos nos Estados Unidos e recebeu críticas de líderes internacio­nais.

Em comunicado, a chancelari­a iraquiana pediu nesta segunda-feira que os EUA “reconsider­em a decisão equivocada” de vetar a entrada de cidadãos do país. “Afirmamos o desejo do Iraque de fortalecer a parceria estratégic­a entre os dois países”, diz a nota. Aproximada­mente 5 mil militares americanos participam de missões no Iraque no combate à facção terrorista Estado Islâmico.

O decreto anti-imigração de Trump também foi criticado pelo alto comissário da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) para os direitos humanos, Zeid Ra’ad al-Hussein. “A discrimina­ção por nacionalid­ade é proibida pela lei dos direitos humanos”, disse o jordaniano, no Twitter. “O veto americano é mesquinho e desperdiça recursos necessário­s para lutar de maneira adequada contra o terrorismo.”

 ?? Safin Hamed/AFP ?? Medida foi tomada depois que os EUA decidiram fechar a fronteira do país para cidadãos iraquianos
Safin Hamed/AFP Medida foi tomada depois que os EUA decidiram fechar a fronteira do país para cidadãos iraquianos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil